Estímulo ao ensino superior

O Banco Nossa Caixa foi uma das primeiras instituições financeiras a desenvolver esse programa

qua, 25/07/2007 - 10h34 | Do Portal do Governo

O Banco Nossa Caixa foi uma das primeiras instituições financeiras a desenvolver esse programa. Começou com projeto-piloto com a participação de 25 jovens em setembro de 2003. A experiência foi tão produtiva que o banco ampliou a contratação de aprendizes e chegou aos 272 jovens (112 na capital).

Dos que participaram da primeira turma, muitos foram contratados posteriormente como estagiários, ao iniciarem o estudo na faculdade. “Graças ao programa, os jovens percebem a importância do estudo, buscam o ensino superior e perspectivas de melhor qualidade de vida”, observa a gerente da Divisão de Operações de Gestão de Pessoas do banco, Martha Cecília de Souza Ribeiro Zornoff.

A história de Camila de Freitas Campoi, 17 anos, é exemplar. Começou a trabalhar como aprendiz aos 14 anos no Departamento de Desenvolvimento e Administração de Produtos de Captação e Serviços da Nossa Caixa. Cumpriu os dois anos do contrato. As orientações que Camila recebeu durante o programa a incentivaram a ingressar na faculdade de Direito. Voltou ao banco como estagiária.

“Se estou na faculdade é graças ao programa de aprendizagem do qual participei na Nossa Caixa. É com o salário de estagiária que pago meus estudos”, conta a estudante. Com relação ao preparo profissional, Camila diz que a experiência como aprendiz é uma referência significativa. “Além de abrir portas no mercado de trabalho, os conhecimentos que adquiri me dão segurança para trabalhar em qualquer empresa. Sinto-me preparada”, afirma.