SP promove Semana de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti

Medida integra o Plano Estadual para enfrentamento ao mosquito, que prevê ações integradas entre as secretarias de SP

ter, 12/02/2019 - 16h56 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (11), o Governo do Estado iniciou a Semana de Mobilização de Combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A medida integra o Plano Estadual para enfrentamento ao mosquito, que prevê ações integradas entre as secretarias da Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Agência de Transporte do Estado de SP (Artesp), além de apoio das prefeituras e da população paulista.

“As ações são concentradas nas áreas de maior risco e onde, no ano passado, houve uma incidência maior de casos de dengue”, disse o Governador João Doria. A abertura da semana especial aconteceu em São José do Rio Preto e Andradina, cidades da região Noroeste que têm os cinco municípios paulistas com maior número de casos confirmados de dengue neste ano.

Representantes do gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, da Vigilância Epidemiológica e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) atuarão com equipes da Defesa Civil e das respectivas prefeituras em visitas às residências para eliminar criadouros do mosquito e orientar a população. Uma ação similar ocorre nesta terça-feira (12), no município de Ribeirão Preto.

Estradas

Na quarta-feira (13), as margens das rodovias paulistas passarão por mutirões de limpeza, com retiradas de pneus e entulhos, por meio de um trabalho intenso com apoio da Artesp e concessionárias. Panfletos com orientações serão entregues em praças de pedágios e mensagens serão exibidas nos letreiros luminosos das estradas.

Dúvidas da população serão esclarecidas pela diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica estadual, Regiane de Paula, por meio de uma live no Facebook da Secretaria, que acontece na próxima quinta-feira (14), às 11h.

O ‘Dia D’ nas escolas estaduais acontece na sexta-feira (15), quando a Secretaria de Estado da Educação mobiliza mais de 3,5 milhões de alunos para uma grande caça ao mosquito em cerca de 5,5 mil unidades da rede educacional.

Exposições serão organizadas para que crianças e adolescentes possam conhecer de perto todas as fases de evolução do Aedes aegypti, por meio de um estande de amostras do mosquito e explicações de técnicos da Sucen.

Varreduras

Os parques estaduais passarão por varreduras no sábado (16), com um trabalho conjunto das equipes da Sucen, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente. A semana inclui visitas técnicas em serviços de saúde, videoconferências e capacitações de profissionais de saúde para manejo clínico de pacientes com suspeita de dengue.

“Nosso objetivo com esse trabalho conjunto com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado, das prefeituras e da população é reduzir ao máximo as chances de proliferação do Aedes aegypti, contribuindo para minimizar os riscos de infecção pelos vírus da dengue, zika e chikungunya. Contamos com apoio de todos nessa Semana Estadual de Mobilização”, destaca o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Em janeiro, foram registrados 4.595 casos confirmados de dengue. Dez cidades concentram 77,4% dos casos de dengue e somam 3.507 notificações, nas seguintes localidades: Andradina (1.250 casos); Bauru (945); Araraquara (490); São José do Rio Preto (231); Barretos (155); São Joaquim da Barra (120); Agudos (118); Palestina (98); São Paulo (86) e Ribeirão Preto (68).