Estado de SP oferece qualificação profissional a reeducandos

Quarenta e oito escolas estaduais foram pintadas por 1.225 presos do regime semiaberto que participam do Via Rápida Expresso

seg, 30/01/2017 - 18h03 | Do Portal do Governo

Alunos de 48 escolas estaduais de São Paulo encontrarão as unidades de cara nova ao retornarem às aulas. A tarefa está sendo realizada pelos 1.225 reeducandos que cumprem, atualmente, o regime semiaberto. Eles foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas em equipamentos públicos.

A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e Secretaria da Educação (SEE). Na primeira etapa serão contemplados 36 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Confira aqui a lista de escolas e cidades.

Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a Secretaria da Educação organiza aulas práticas de manutenção e limpeza nos prédios. A previsão é que elas terminem antes do retorno dos alunos. No ano passado, foram pintadas 42 escolas em todo o Estado. O sucesso da iniciativa garantiu a sua ampliação em 2017. Para o semestre deste ano, há previsão de novas pinturas em mais 48 unidades escolares.

Via Rápida Expresso
A modalidade faz parte do programa Via Rápida, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade e trabalhadores desempregados.

Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápido Expresso e outras 10 mil para o Via Rápida Econômico. A pasta também conta com o Via Rápida Emprego, que já qualificou profissionalmente mais de 230 mil pessoas em todo Estado.