Estado lança Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro

Evento acontece sábado, 11, às 12h, na Vila Mariana, zona sul da capital

qui, 09/10/2008 - 8h20 | Do Portal do Governo

Será lançado neste sábado, 11, às 12h, do “Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro”. O Instituto integrará uma rede estadual que contará, inicialmente, com três unidades, sendo duas no interior (Campinas e outra cidade ainda não definida) e uma na capital. A unidade de Campinas foi lançada no dia 8 de maio deste ano.

Na ocasião, será lançada a Pedra Fundamental e Cerimônia de Assinatura do Decreto que regulamenta o “Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro”. A data foi escolhida por causa das Comemorações do “Dia do Deficiente Físico”, comemorado no estado de São Paulo.

Autoridades envolvidas: Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Governador do Estado de São Paulo, José Serra, e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata e o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas – FMUSP, Marcos Boulos.

Órgãos envolvidos: A construção da unidade de São Paulo será realizada por convênio entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Estado da Saúde e a DMR – Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Informações técnicas do Centro de Campinas, lançado em maio de 2008: Com uma área construída de 3.750 m², o Centro terá áreas para prática de esporte, piscina especial para hidroterapia, salas de RPG e terapia ocupacional. A arquitetura do prédio será moderna, com grande destaque para áreas de lazer, desvinculando a imagem de ambiente hospitalar. Sua localização será junto à Unidade de Radioterapia do Centro Infantil Boldrini. Previsão de entrega do Centro de Campinas: 14 meses.

Informações técnicas do Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro, em São Paulo: Terá os mesmos padrões do Centro de Campinas. Localizado na Vila Mariana, atual sede da DMR, o Centro Lucy Montoro começará a ser construído em meados de outubro de 2008. A data prevista para o término das obras é de 18 meses, aproximadamente.

Objetivo do Projeto: Com o objetivo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, o Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro irá contar com profissionais das mais variadas áreas, como médicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação. Além disso, haverá Oficinas Terapêuticas e Profissionalizantes e oficinas próprias de órteses e próteses.

O projeto prevê que a abordagem de reabilitação seja integral e disponibilize aos usuários serviços como piscina especial para hidroterapia, laboratórios de função pulmonar, ergoespirometria, podobarometria, laboratório de análise do movimento, eletroneuromiografia e potencial evocado e urodinâmica e terapias complementares. O projeto prevê também um espaço para o condicionamento físico e atendimento em grupo, quadra poliesportiva, salas de RPG e terapia ocupacional.

A unidade de São Paulo contará com apoio, ainda, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Atendimentos dia/mês: A previsão é que 500 pacientes sejam atendidos diariamente, média de 10 mil atendimentos por mês.

Serviço

Lançamento do “Instituto de Reabilitação Rede Lucy Montoro”, em São Paulo

Local: Rua Diderot, 43, Vila Mariana, estação de metrô Chácara Klabin, altura do nº 3.830 da Rua Vergueiro, São Paulo (SP)

Data: 11 de outubro de 2008, sábado

Horário: 12h

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência