Estado inicia 2ª fase de obras Linha 4-Amarela do Metrô

Estações São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie e Vila Sônia estão contempladas nessa etapa

sáb, 24/03/2012 - 7h44 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h)

O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente da Companhia do Metrô, Sérgio Avelleda, autorizou neste sábado, 24, a Companhia do Metrô a dar início às obras da segunda fase da Linha 4-Amarela.

Essa etapa abrange inicialmente a construção de novos acessos, acabamento de obras civis e instalação de equipamentos em mais quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie.

“Essas quatro estações, o prazo contratual é para 2014. Nós vamos tentar antecipar o máximo que nós pudermos. E, dentro de 30 dias, nós assinaremos um outro contrato, que é o contrato da Vila Sônia. É a quinta estação dessa linha 4”, disse Alckmin.

Para concluir esta fase da Linha 4-Amarela será necessário também a construção de trecho em túnel de cerca de 1,5 km para acesso à estação Vila Sônia e a construção da própria estação Vila Sônia e de terminal de ônibus no local. Uma segunda licitação foi realizada para essa finalidade. Para a implantação de sistemas operacionais nas novas estações e no trecho complementar está prevista licitação específica.

O investimento total para a conclusão da Linha 4 -Amarela, considerando as duas licitações já realizadas mais a parte de sistemas, será de R$ 1,8 bilhão. Assim, o investimento total na Linha 4-Amarela será de R$ 5,6 bilhões, incluindo R$ 1,8 bilhão da segunda etapa.

Durante a execução da obra deverão ser gerados cerca de 1 mil empregos diretos e 3 mil indiretos. A linha terá 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a conclusão da segunda fase, a demanda da Linha 4-Amarela é estimada em cerca de 1 milhão de passageiros/dia.

Paralelamente ao andamento da segunda fase, a Companhia do Metrô agiliza a contratação dos projetos funcional e básico da terceira fase da Linha 4-Amarela, que vai estender o percurso, da estação Vila Sônia até o município de Taboão da Serra, com aproximadamente mais três quilômetros de extensão.

Quatro novas estações

As novas estações da Linha 4-Amarela terão arquitetura com cores atraentes, contarão com bilheterias blindadas, piso tátil, elevadores especiais e escadas rolantes “inteligentes”, que funcionam com velocidade reduzida quando não há usuários sobre elas, visando a economia de energia. O acabamento será realizado com cerâmicas esmaltadas, nas cores areia, azul e avermelhada, com detalhes em aço inox.

Em específico a estação Fradique Coutinho tem uma área construída de pouco mais de nove mil metros quadrados e a demanda diária prevista é de 14 mil pessoas.

Próximos Investimentos

A Secretaria do Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) executa um plano para ampliação e modernização da sua rede. Atualmente, São Paulo conta com uma malha metroferroviária de 335 quilômetros de extensão (74,3 de linhas metroviárias; 65,3 km a cargo da Companhia do Metrô e 9 km sob a responsabilidade de operação e manutenção da concessionária privada ViaQuatro e 260,7 km da CPTM).

Para expandir a rede, a STM realiza dois grandes empreendimentos do Metrô (prolongamento da Linha 5-Lilás e monotrilho da extensão da Linha 2-Verde), que estão em obras ao mesmo tempo. O contrato da Linha 17-Ouro (ligação com o aeroporto de Congonhas) já foi assinado e, em breve, as obras terão início. Segundo o Plano de Investimentos STM, o investimento necessário para o período de 2011 a 2014 será de R$ 26,2 bilhões.

Além das obras civis, a Companhia do Metrô contratou o sistema de sinalização CBTC (controle baseado em telecomunicações), que vai reduzir a distância entre os trens em circulação, permitindo menores intervalos, maior segurança e menor tempo de espera para o usuário na plataforma. O novo sistema vai proporcionar um aumento de 20% na capacidade de transporte, oferecendo um aumento significativo no número de viagens e mais conforto aos passageiros.

Até 2014, o Metrô de São Paulo ultrapassará os 100 km de extensão, que somados aos futuros 300 km de linhas da CPTM, resultarão em uma rede metroferroviária de aproximadamente 400 km de extensão, com opções de conexões entre as linhas e novos trajetos.

Do Metrô