Estado de SP sedia atividades durante a ‘Semana pela Paz’

Ação gratuita é conduzida pelo Governo Paulista e pela Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas

qua, 12/09/2018 - 10h43 | Do Portal do Governo

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a Semana pela Paz inicia as atividades no próximo domingo (16), em ação no museu da Casa das Rosas, na capital. Vale ressaltar que o evento, livre e gratuito, será realizado até 21 de setembro.

A programação inclui aulas de aula de yoga e meditação, seguidos de performance e apresentação do coral de crianças refugiadas Somos Todos Iguais. Mais uma etapa da agenda de direitos humanos O Mundo que Queremos, a Semana pela Paz também conta com palestras, exibição de documentários, workshops e apresentação de realidade virtual.

Inscrições

Na próxima segunda-feira (17), a ação promoverá o workshop Jornalismo pela Paz, que trabalhará diversas técnicas para melhorar a cobertura jornalística na redução de preconceitos, controle de boatos e checagem de fatos e fontes, entre outros assuntos. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pela internet. 

O workshop será realizado no auditório da FAAP e contará com a presença de Guilherme M. (Quebrando o Tabu), Cintia Gomes (Agência Mural, jornalistas da periferia), da editora-chefe da ONG Think Olga Amanda Kamancheck e da coordenadora do curso de Jornalismo da FAAP Edilamar Galvão, além de um representante das Nações Unidas.

“Para que possamos desconstruir o discurso de ódio, é fundamental que os profissionais da comunicação estejam cientes da importância de se combater o extremismo”, salienta Andrey Brito, assessor de Cooperação Internacional da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do Governo Paulista.

“Desde a Charlie Hebdo, revista satírica francesa que sofreu um atentado terrorista, matando 12 profissionais em 2015, observamos um cenário de intolerância agravado. Ações efetivas nas redes sociais são fundamentais para a inversão dessa lógica”, acrescenta.

Estão previstas duas ações virtuais nos dias 18 e 20 com a hashtag #SemanaPelaPaz. Nas redes sociais de “omundoquequeremos” e na página do Facebook do Pacto Global, serão divulgados vídeos e campanhas com foco na intolerância religiosa, no racismo, lgbtfobia e em outras ações que ampliem o tema do combate ao discurso de ódio.

Empregabilidade

Na próxima quarta-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, o Encontro de Sensibilização para Contratação de Grupos Minorizados reunirá profissionais de cinco temas: sistema prisional, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados e pessoas transexuais. O objetivo é refletir sobre os desafios da empregabilidade para essas populações. Quem deseja participar deve confirmar a inscrição pela internet.

“É necessário entender a parte burocrática, mas também é fundamental que as pessoas passem a ser contratadas por suas capacidades”, destaca Fernanda Carrer, assessora de Cooperação Internacional da AEAI.

O último dia da ação deve reunir cerca de 400 pessoas no auditório da Secretaria da Educação do Estado. Palestras sobre xenofobia e comunicação não-violenta, a exibição de documentários e a apresentação musical da artista sul-africana Nduduzo Dlamini farão parte das atividades de encerramento da Semana pela Paz.

SERVIÇO

Programação da Semana pela Paz

16/09 – Abertura
Local: Casa das Rosas
Apresentação do Coral de Crianças Refugiadas “Somos todos iguais”
Yoga e Meditação – Parceria com Consulado da Índia / Centro Cultural Indiano
Leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Estêncil: “O Mundo que Queremos”
Performance PDQTA (Preciso dizer que te amo) – Prevenção ao suicídio – a confirmar

17/09 – Jornalismo pela Paz
Local: FAAP
Guilherme M.- Quebrando o Tabu
Amanda Kamancheck – ONG Think Olga
Cintia Gomes – Agência Mural
Edilamar Galvão – Jornalismo FAAP
Representante das Nações Unidas Jornalismo Humanizado – Parceria ONU BR (ACNUR/ACNUDH)
Webinar com Johan Gautung – Parceria Consulado da Noruega – a confirmar
IWPR – Institute for War & Peace Reporting – Parceria: Consulado do Reino Unido – a confirmar

18/09 – Dia Virtual pela Paz
Ações pelas redes sociais O Mundo que Queremos

19/09 – Encontro de Sensibilização de Departamentos de Recursos Humanos e Responsabilidade Social Empresariais para a Contratação de Grupos Minorizados
Local: Salão dos Pratos – Palácio dos Bandeirantes
Mesa de Abertura
Ana Paula Fava – Assessora Especial para Assuntos Internacionais
Carlo Pereira – Secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global
Painel 1. Egressos do sistema prisional
Painel 2. Pessoas em Situação de Rua
Painel 3. Pessoas com Deficiência
Painel 4. Migrantes e Refugiados
Painel 5. Pessoas Transexuais

20/09 – Dia Virtual pela Paz
Ações pelas redes sociais O Mundo que Queremos

21/09 Ação de combate ao discurso de ódio
Local: Auditório da Secretaria da Educação
Xenofobia – Parceria ProMigra (Projeto de promoção dos direitos de migrantes – Faculdade de Direito da USP)
Exibição do documentário “A Guerra do Brasil” – Parceria Jornal O Globo
Feminicídio – Parceria: Instituto Maria da Penha Maia Fernandes / ONU Mulheres
Exibição do Documentário “Preciso dizer que te amo”
Workshop de CNV (Comunicação não-violenta) Parceria Palas Athena