Estado de São Paulo envia reforço para buscas em Brumadinho

Tropa embarcou nesta quinta-feira (7) para a cidade de MG; ao todo, são 42 bombeiros, dois médicos e dois enfermeiros

sex, 08/02/2019 - 10h46 | Do Portal do Governo

Na noite desta quinta-feira (7), uma nova tropa de profissionais embarcou para Brumadinho, em Minas Gerais, de modo a auxiliar nas buscas pelas vítimas do rompimento de uma barragem. O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, esteve no Posto de Bombeiros do Belém, na zona leste da capital, para deslocamento dos policiais.

O grupo tem 42 bombeiros, dois médicos e dois enfermeiros, sendo que dois deles são do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências (Grau), da Secretaria Estadual da Saúde. A equipe de dez homens da tripulação dos Águias, enviada no dia 4 deste mês, permanece no local.

Exames

Os policiais que estavam desde domingo (3) retornam nesta sexta-feira (8) e passarão por exames clínicos para constatação de presença de metais pesados no Hospital da Polícia Militar. “O trabalho realizado naquela região é destaque. O Governo do Estado de São Paulo já foi cumprimentado por isso”, salientou o secretário.

O chefe da pasta ainda elogiou a tropa pela continuidade da atividade realizada. O reforço enviado contará com o apoio de 12 viaturas, dois helicópteros Águia, drones, um caminhão com material operacional e todo equipamento necessário que já estão no local para os trabalhos na região. “É uma honra estar com voluntários dessa missão de solidariedade”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

Durante o encontro para deslocamento da tropa, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eduardo Rodrigues Rocha, também saudou a equipe. “Nossa missão não é diferente da que fazemos no Estado de São Paulo, de servir. Os mineiros esperam muito da gente. Levem humanidade no atendimento”, orientou.

Auxílio

No dia 1º de fevereiro, a Polícia Técnico-Científica do Estado enviou sete policiais para auxiliar o Governo de Minas nos trabalhos de identificação das vítimas em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Do total, foram enviados dois médicos legistas, dois atendentes de necrotério e três auxiliares de necropsia. Anteriormente, já tinham sido enviados 400 kits para a identificação de DNA.