Estado apoia iniciativas e eventos ligados à aquicultura em São Paulo

Representantes de órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento participam de mais uma edição da feira Aquishow

qui, 17/05/2018 - 14h42 | Do Portal do Governo

A cidade de Santa Fé do Sul, no interior paulista, sedia até a próxima sexta-feira (18) a Aquishow Brasil 2018, evento mais importante do setor de aquicultura do país. Promovida há uma década, a feira, que reúne empresários e lideranças do ramo, tem o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

O Espaço Institucional é uma das novidades desta edição. No local, produtores podem ser atendidos pelos órgãos governamentais que regulamentam, investigam e financiam as atividades de criação de seres vivos aquáticos.

A iniciativa foi prestigiada pelo secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, que destacou que o Governo do Estado está atento às demandas da área. “Algumas delas nós já conseguimos avançar no último período, como na questão do decreto do licenciamento ambiental da aquicultura, da isonomia tributária para a produção do pescado em São Paulo e na grande discussão sobre demarcação dos parques aquícolas do Estado”, enfatiza.

Produtividade

Na avaliação do diretor do Instituto de Pesca, Luiz Marques da Silva Ayroza, as pesquisas científicas desenvolvidas pelos órgãos estaduais são capazes de aumentar a produtividade do setor, gerando renda e lucratividade para os aquicultores.

“Buscamos cada vez mais a integração dos estudos acadêmicos com demandas do produtor. Desse modo, pretendemos desenvolver no Estado uma aquicultura harmônica com o meio ambiente e que tenha como um dos eixos principais a qualidade dos produtos que chegam à população”, ressalta.

A Aquishow 2018 contribui para a ampliação da produção e comercialização de pescado. Com isso, o objetivo da feira é potencializar a capacidade brasileira para a produção de organismos aquáticos.