Escolas estaduais podem se inscrever na campanha #AprenderParaPrevenir

Iniciativa busca promover conscientização sobre riscos de desastres ambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas

ter, 22/05/2018 - 13h43 | Do Portal do Governo

Por meio da Secretaria da Educação, o Governo do Estado continua a promover ações voltadas à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Assim, a pasta e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) estimulam a participação das escolas da rede paulista de ensino na campanha #AprenderParaPrevenir.

Na 3ª edição, a iniciativa propõe o tema “Água [D+ ou D-] = Desastre?”. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos educativos ligados à prevenção de riscos de desastres socioambientais relacionados com a água, seja o excesso ou a escassez. Além disso, a proposta é mapear os projetos educativos realizados no Brasil sobre o tema, com possibilidade de promoção de um espaço para divulgação das atividades.

As inscrições podem ser realizadas até 1º de outubro, mês Internacional da Redução de Desastres Naturais, referendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os projetos de acordo com as orientações do Guia de Orientação da campanha participarão do sorteio de prêmios.

Os contemplados receberão 12 pluviômetros semiautomáticos, que podem ser usados na medição das chuvas, bem como 12 kits educativos com livros, cartilhas e outras publicações sobre Educação em Redução de Riscos de Desastres. O cadastro está aberto a escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, públicas, privadas, comunitárias e instituições de educação não-formal.

Desafios

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também desenvolveu o jogo “Defesa Civil – A Aventura”, que aborda as ações para os cidadãos se protegerem no caso de chuvas em abundância. A diversão, gratuita e livre para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, reúne mais de 100 desafios e apresenta alternativas de como agir em diversas situações de risco

O aluno encontra, em cada etapa, um cenário diferente e precisa realizar ações preventivas, além de orientar a comunidade para prosseguir. Para acessar o “Defesa Civil – A Aventura”, basta o jovem informar o número do R.A. (registro do aluno) no site da Evesp, plataforma virtual interativa que apresenta cursos de idiomas, pré-vestibular e desenvolvimento de habilidades.

Vale destacar que o conteúdo foi integralmente desenvolvido com a supervisão técnica da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, da Secretaria da Casa Militar.