Equipes de softbol fazem intercâmbio neste fim de semana

Partidas acontecem em estádio da capital e fazem parte das comemorações do centenário de imigração japonesa

sáb, 16/02/2008 - 10h14 | Do Portal do Governo

Quatro partidas de softbol (o beisebol feminino) serão disputadas em São Paulo neste sábado e domingo, 16 e 17, no Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi, no bairro do Bom Retiro, na região central da capital. Os jogos, que contam com apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, fazem parte do calendário de comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e têm entrada franca.

O basebol, embora menos popular que o futebol, chegou ao Brasil no século XIX, trazido por funcionários norte americano de empresas como a Light, a Companhia Telefônica, o Frigorífico Armour e o Consulado dos Estados Unidos.

Mas foi graças aos imigrantes japoneses que o beisebol brasileiro se desenvolveu. No início do século XX, o imigrante Samejum trouxe na bagagem materiais para a prática do esporte.

Com as estradas de ferro que percorriam a rota do café, o esporte rapidamente se difundiu nas colônias de imigrantes japoneses, aproximando os jovens descendentes que viviam aqui.

Atualmente, o esporte é muito popular entre a comunidade nipo-brasileira. Para se ter uma idéia, existem mais de 30 mil praticantes de beisebol e softbol no país, formando cerca de 200 equipes espalhadas por 13 estados brasileiros. O estado de São Paulo possui aproximadamente 70 equipes, além de uma federação.

Confira a programação:

Sábado, 16 de fevereiro, a partir das 10 horas

Jogo 1 – Seleção Brasileira Verde X Denso

Jogo 2 – Seleção Brasileira Amarela X DensoDomingo, 17 de fevereiro, a partir das 10 horas

Jogo 1 – Seleção Brasileira Amarela X Denso

Jogo 2 – Seleção Brasileira Verde X Denso

Local: Estádio Municipal de Beisebol Mie Nishi – Av. Presidente Castelo Branco, 5.446, Bom Retiro, São Paulo

Entrada franca

 

Cíntia Cury

(I.P.)