Encontro Latino-Americano pelos Direitos das Pessoas com Deficiência

Encontro, realizado em Sâo Paulo reuniu representantes da AL para discutir a acessibilidade e a inclusão

ter, 09/09/2008 - 10h15 | Do Portal do Governo

A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, participou na segunda-feira, 8, da mesa de abertura do Encontro Internacional pelos Direitos das Pessoas com Deficiência “Construindo juntos uma Região Latino-Americana e Caribenha mais Acessível e Inclusiva”.

O evento, que vai até o dia 10 de setembro, é organizado pela RIADIS (Rede Latino-Americana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias) e ocorre na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro também contou com a presença da Presidente da RIADIS, Regina Atalla, do vice-presidente da RIADIS, Adelmo Bórquez, além da junta diretiva da rede.

Um dos objetivos do encontro é o fortalecimento das relações entre as organizações regionais e internacionais de pessoas com deficiência e ONGs internacionais, organismos e agências de cooperação e defesa de direitos humanos. Além disso, os organizadores pretendem aprofundar temas comuns para o trabalho conjunto e estabelecer um diálogo construtivo e frutífero. Segundo a Dra. Linamara “estamos num momento novo, um momento em que a sociedade tem de estar aberta para que todos tenham seu espaço, tenham condição de desenvolvimento, de sobrevivência e de felicidade. Por isso, um encontro como esse tem uma importância enorme. É uma oportunidade que temos de compartilhar conhecimentos, de nos unir para um mundo melhor para todos. As coisas que fazemos para as pessoas com deficiência na verdade faz com que a sociedade tenha uma nova forma de olhar as coisas, como sociedade fraterna. Por isso, somos tão importantes neste momento”.

Na América Latina vivem hoje aproximadamente 90 milhões de pessoas com deficiência, dos quais mais de 4/5 em condição de pobreza e extrema pobreza. Além disso, na região, onze países já ratificaram a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que garante melhores condições a esse grupo de pessoas.

“É um momento especial de somar, momento de unir forças para que possamos efetivamente mudar as coisas em nossos países e no continente latino-americano. Falar sobre os direitos humanos tem um significado muito precioso, muito distinto porque sabemos que não basta ter assegurado os direitos na legislação ou pela carta internacional dos direitos da pessoa com deficiência. Temos que ir além”, finalizou a Secretária.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência