EMTU/SP assina Protocolo de Intenções para marcar o Dia Mundial Sem Carro

Protocolo prevê a construção de bicicletários nos terminais das três Regiões Metropolitanas do Estado

qui, 20/09/2007 - 11h53 | Do Portal do Governo

Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, 22/09, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – e o Instituto Parada Vital  assinarão o Protocolo de Intenções  para a construção de  bicicletários nos terminais das três regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Baixada Santista e Campinas. A assinatura faz parte do evento “Cine Comentado Dia Sem Carro”, promovido pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente marcado para este sábado (22/09), às 19 horas, no Planetário do Ibirapuera (Parque Ibirapuera, Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral s/n).

Protocolo

A proposta, que será assinada pelo diretor presidente da EMTU/SP, José Ignácio Sequeira de Almeida, e pela diretora geral da organização não-governamental Parada Vital,  Luciana Estefno Saddi Mennucci, tem o objetivo de estabelecer cooperação técnico – financeira para a  construção, operacionalização e manutenção de bicicletários nos  Terminais Metropolitanos, permitindo a integração dos transportes não motorizado e coletivo. 

A Parada Vital será responsável pelo levantamento dos espaços nos terminais e pelo projeto arquitetônico dos bicicletários. Como contrapartida a EMTU/SP deve ceder espaço publicitário para  retorno de imagem das empresas patrocinadoras da iniciativa.

Terminais

Em São Paulo há nove terminais integrados ao  Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara que atende a capital e quatro municípios do ABC: Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e Mauá, além do Terminal Cotia na região Oeste da Grande São Paulo. No Terminal São Bernardo do Campo foi inaugurado em julho deste ano o primeiro bicicletário do Corredor com recursos do Governo do Estado. Em Campinas está em andamento a construção do Corredor Metropolitano Noroeste, onde serão instalados os Terminais Campinas e Hortolândia. Na Baixada Santista haverá entendimentos com as prefeituras para a construção dos bicicletários nos terminais municipais já utilizados pela EMTU/SP.

Dia Nacional do Trânsito

Diversas ações na região do ABC foram programadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP -, em parceria com a Concessionária Metra, operadora  do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, para  o Dia Nacional do Trânsito,  25/09, cujo tema deste ano é “Jovem: dê sinal de vida”.

A escolha do tema  baseou-se no mesmo assunto abordado neste ano  pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – que  mantém e reforça  as diretrizes internacionais proclamadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).

Ações

Na avaliação da diretoria da EMTU/SP e da Concessionária Metra, o foco da campanha para a segurança do jovem no trânsito é muito oportuna, por conta da intensificação do uso indevido da faixa exclusiva para ônibus pelos adolescentes com bicicletas e skates. Assim, para  a conscientização desse
público, nos dias 24 e 25/09 – Dia Nacional do Trânsito –  serão distribuídos 10 mil folhetos nas cinco paradas entre os Terminais São Bernardo do Campo e Ferrazópolis; afixados cartazes nos 200 ônibus que operam no corredor; instaladas faixas ao longo do viário e nos cruzamentos; e divulgação de mensagens sobre segurança no trânsito nos  painéis em “back light”.

Teatro

Estão programadas esquetes teatrais, das 9h às 17h, nos dois dias, com quatro atores nos ônibus e nas paradas que representarão, de forma cômica, três anjos da guarda cansados de proteger um jovem pedestre apressado que costuma agir de forma imprudente  no trânsito, como atravessar o corredor fora da faixa de segurança e no momento em que o sinal está fechado para ele.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(S.M.)