EMTU/SP apresenta sua política ambiental em conferência

Empresa participa da 6ª Conferência Municipal Produção Mais Limpa, no Memorial da América Latina

qua, 22/08/2007 - 17h45 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) participa da 6ª Conferência Municipal Produção Mais Limpa nesta quarta-feira, 22, no Memorial da América Latina, reunindo autoridades públicas e sociedade civil  para debater as causas e efeitos das mudanças climáticas na cidade de São Paulo. No estande, a EMTU/SP divulga a política ambiental da empresa que envolve diversos projetos como Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, testes com ônibus a etanol, experimentos de novas tecnologias e projetos de construção de corredores metropolitanos exclusivos para ônibus nas regiões metropolitanas de São Paulo.

Novas tecnologias

A EMTU/SP coordena o projeto do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio, uma parceria da empresa com o Ministério das Minas e Energia e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Global Environment Facility (GEF) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O veículo está em construção em Caxias do Sul – RS e será movido a tração elétrica híbrida (célula a hidrogênio e bateria).  Esta tecnologia garante a emissão zero de poluentes (vapor d´água) e tem a finalidade de desenvolver uma solução mais limpa para o transporte público urbano no Brasil. O ônibus será testado em 2008 no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara.A EMTU/SP e a Cetesb realizaram  os primeiros testes com ônibus equipados com sistemas  Retrofit  com o  intuito de reduzir a emissão de poluentes.

Vários países da América Latina, Europa e Estados Unidos avaliam o uso desses catalisadores com o objetivo de acelerar a disseminação de modernos sistemas de controle de emissões em veículos a diesel que estão em operação e são dotados de tecnologia mais antiga.

Para este ano está previsto o início dos testes com o ônibus a  etanol pela Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, onde será avaliado o desempenho do veículo em operação comercial. Este protótipo é parte de um projeto da EMTU/SP em parceria com a Scania, fábrica de carrocerias Marcopolo, UNICA – União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e o Centro Nacional de Referência em Biomassa – Cenbio.

Corredores de ônibus: mais eficiência e menos poluição

A EMTU/SP está coordenando a implantação de corredores  exclusivos de ônibus nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas com o intuito de estruturar o transporte metropolitano, beneficiando também o meio ambiente, por conta da melhor eficiência da operação dos coletivos em vias preferenciais e, consequentemente, menos emissão de poluentes.

Está em andamento os estudos de implantação do Corredor  Guarulhos – Tucuruvi  que tem o objetivo principal de  atender ao município de Guarulhos, a segunda maior concentração populacional do Estado de São Paulo, com cerca 1 milhão de habitantes, e que  atualmente não conta com nenhum sistema estruturado de transporte. Este projeto da EMTU/SP serviu como base para  o TEU Metropolitano, desenvolvido Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, com o apoio da Fundação Hewlett., que propõe um anel viário de 87 km, com prioridade de circulação ao transporte coletivo.

Na Região Metropolitana de Campinas está em construção o Corredor Metropolitano Noroeste que terá 32,7 km de extensão e atenderá as cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré. Também serão construídos terminais em  Nova Odessa, Americana e Monte Mor, além da instalação de abrigos nos pontos de parada. Este sistema promoverá a implantação de uma rede estruturada de transporte (via exclusiva para ônibus, terminais e estações), viagens mais rápidas, seguras e confortáveis para 3,5 milhões de usuários por mês.

O Sistema Integrado Metropolitano será implantado na Região Metropolitana da Baixada Santista. Trata-se de um sistema articulado, de média capacidade, sobre trilhos, com implantação da tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e sobre pneus com a operação de ônibus de maior capacidade. Serão 20,5 km de via exclusiva para o transporte público, ligando Santos a São Vicente, utilizando a malha ferroviária existente.

Inspeção de frota: manutenção preventiva e menos poluição

A EMTU/SP realiza inspeção da frota do sistema regular e de fretamento das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, envolvendo mais de 18 mil veículos entre ônibus urbanos, ônibus rodoviários e microônibus A equipe técnica verifica mais de 380 itens relacionados à manutenção e segurança dos contribui para o meio ambiente, pois a manutenção preventiva diminui o consumo de combustível e também o nível de emissão.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(I.P.)