EMTU agenda inspeção veicular de veículos fretados pela internet

Com o agendamento, serão gastos, em média, 15 minutos para inspecionar o veículo

qui, 05/11/2009 - 10h30 | Do Portal do Governo

Os proprietários dos cerca de 10 mil veículos do serviço de fretamento da Região Metropolitana de São Paulo, cadastrados na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, deverão agendar a inspeção de sua frota pelo portal de relacionamento da EMTU/SP (www.emtu.sp.gov.br/parceiros). A medida, em vigor desde a terça-feira, 3, visa agilizar o processo de inspeção e, consequentemente, garantir a segurança dos usuários dessa modalidade de transporte, possibilitando o acréscimo de cerca de 20% de inspeções mensais. 

O agendamento eletrônico, obrigatório a partir de novembro, está disponível desde a segunda quinzena de outubro, onde o proprietário ou empresa escolhe a data e horário da inspeção – sistema é o mesmo utilizado pela Prefeitura de São Paulo no programa CONTROLAR.  A escolha da data somente poderá ser confirmada após a compensação do pagamento do boleto bancário, que também é obtido no site. Para aqueles que ainda não possuem senha de acesso, basta acessar o endereço www.emtu.sp.gov.br/parceiros/login.htm, clicar em “ainda não tenho senha” e proceder conforme o solicitado. 

Mais ágil 

Com o agendamento, o tempo de permanência para inspeção de mais de 400 itens do veículo relacionados à segurança e à manutenção será em média 15 minutos. Atualmente, esse mesmo trabalho é feito em aproximadamente uma hora nas dependências da EMTU/SP, em São Bernardo do Campo. Com a obrigatoriedade do agendamento, a média de veículos inspecionados ao mês aumentará de 700 para 850 no próximo ano. Até outubro/2009, mais de 8 mil veículos passaram pela análise dos técnicos da EMTU/SP. 

Segurança aos usuários 

A agilidade no trabalho de inspeção dos veículos reflete também na segurança dos usuários, pois é garantia de que todos os carros estão em condições de atender aos passageiros que utilizam o transporte metropolitano. A população também pode conferir no site www.emtu.sp.gov.br se o veículo que contratará ou que já utiliza para o seu deslocamento entre os municípios da Grande São Paulo está cadastrado, foi inspecionado e aprovado. Basta digitar o número da placa ou nome da empresa na consulta de “frota cadastrada” ou  “empresas operadoras”. 

Da EMTU