Em reunião em Brasília, Alckmin e governadores do Sudeste apresentam propostas para enfrentar crise econômica

Governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo se reuniram com a presidente Dilma Rousseff

ter, 14/07/2015 - 21h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin participou nesta terça-feira, 14, de uma reunião no Palácio do Planalto com os governadores Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Fernando Pimentel (Minas Gerais) e Paulo Hartung (Espírito Santo) e a presidente Dilma Rousseff para debater medidas de enfrentamento à retração econômica e ajudar na preservação dos empregos e no estímulo aos investimentos.

As propostas foram formuladas pelos quatro governadores do Sudeste durante encontro no Palácio Guanabara, na capital fluminense, no mês de junho.

Para Alckmin, preservar o emprego é uma das principais preocupações. “Nós entendemos que a construção civil, especialmente infraestrutura e logística, deve ser priorizada porque traz muito emprego, direto e rápido, reduz custo Brasil e alavanca muitos investimentos privados através de PPPs [Parceria Público Privadas] e de concessões. Então o que precisa é ter crédito para poder alavancar as PPPs, as concessões, ampliar a infraestrutura e gerar emprego rapidamente”, explicou.

Na reunião, o governador aproveitou para falar sobre a reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e sobre a proposta que cria fundos para evitar uma guerra fiscal entre os estados. “Nós somos favoráveis à reforma do ICMS, totalmente favoráveis à repatriação de dinheiro. A reforma do ICMS pressupõe a criação dos dois fundos, o fundo de compensação e o fundo de desenvolvimento”, complementou.

Durante a passagem por Brasília, Alckmin também se reuniu com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, para discutir o ICMS e as propostas para o enfrentamento da crise.

Do Portal do Governo do Estado