Em Ibitinga, Serra desativa 23ª carceragem no Estado

Ao longo da gestão de José Serra já foram desativadas 23 cadeias públicas

sáb, 07/07/2007 - 10h06 | Do Portal do Governo

O governador José Serra fez na tarde de sexta-feira, 6, a derrubada simbólica das grades da carceragem da cadeia pública de Ibitinga. O ato faz parte de um projeto que visa desativar todas as carceragens de delegacias. Com essa, ao longo da gestão de José Serra já foram desativadas 23 cadeias públicas, o que representou a transferência de mais de 2,5 mil presos para centros de detenção mais apropriados. 

O município integra a região da Delegacia Seccional de Polícia de Araraquara, composta por 19 municípios, dos quais apenas dois permanecerão com cadeia pública. “Este é um programa para toda a região”, disse o governador, destacando que as cadeias de delegacia não oferecem condições para que os presos tenham um tratamento adequado e ainda geram insegurança na comunidade.

Para o governador, os criminosos devem efetivamente cumprir a pena, mas com condições dignas. “Não pode ser como aqui. Cinco salas chegavam a abrigar cem presos, aglomerados numa cela de 4 metros por 4 metros”, descreveu Serra. “Nessas condições, o sujeito só vai piorar”.

A cadeia de Ibitinga possuía duas celas com capacidade máxima para 25 presos. Quando a desativação começou, ela abrigava 87 presos. Todos foram transferidos para a penitenciária de Araraquara, que passou por uma reforma, concluída em abril deste ano. A intervenção incluiu recuperação de toda a unidade e melhoria da segurança, somando um investimento de R$ 16 milhões.

Para não desperdiçar o espaço da antiga cadeia pública, que seria inutilizado, o governador fez uma sugestão, prontamente acatada pelo prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antônio Fiorentino. “O prédio é do Estado. Vamos entregá-lo para a prefeitura para que seja feito um centro cultural”, afirmou o governador. Serra ainda sugeriu ao prefeito que mantivesse uma das celas para os visitantes conhecerem como era a antiga carceragem.

Ainda em Ibitinga, o governador anunciou a desativação das cadeias públicas de Itápolis, Taquaritinga e Matão. Também informou que as cadeias públicas de Santa Rosa do Viterbo e Rincão serão esvaziadas e passarão a servir de unidades de trânsito. 

Esta ação do governo faz parte de um projeto iniciado em 1995 com o objetivo de desativar todas as carceragens de delegacias. Assim, o efetivo presente nessas delegacias fica livre para se dedicar somente às atividades de rotina da Polícia Civil.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Segurança Pública, Ronaldo Augusto Bretas Marzagão, e o Secretário Estadual de Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto.

Feira de Bordado

Após visitar a cadeia pública de Ibitinga, o governador José Serra visitou a 34ª edição da Feira do Bordado de Ibitinga. Os pavilhões da feira somam cerca de 25 mil metros quadrados e recebem a visita de mais de 120 mil pessoas. O volume de negócios durante os nove dias é da ordem de R$ 4 milhões.

Ao finalizar sua passagem por Ibitinga, no centro-oeste do Estado de São Paulo, o governador visitou a ITE (Instituição Toledo de Ensino), onde descerrou uma placa em sua homenagem.

Manoel Schlindwein

(R.A.)