Em Botucatu, festas juninas do HC promovem integração e solidariedade

Unidade ligada à Universidade Estadual Paulista contou com celebrações para diversos grupos do Hospital das Clínicas

qua, 03/07/2019 - 19h33 | Do Portal do Governo

O complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu diversas festas juninas que ofereceram momentos de esperança a pacientes e acompanhantes, aliados a diversos gestos de solidariedade, durante a segunda quinzena do mês passado.

No dia 19 de junho, os pequenos pacientes da Enfermaria de Pediatria, familiares e a equipe do setor puderam conferir atividades com música animada, comidas típicas, lembranças especiais e várias brincadeiras.

“Agradecemos a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para a realização de mais uma festa. Com certeza, foi um dia muito especial para as nossas crianças, com muitas brincadeiras, risos e amor”, ressaltou Janaina Chinaque Forti, supervisora técnica da Enfermaria de Pediatria.

Em 25 de junho, o Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) acolheu pacientes e acompanhantes para uma festa com música e diversos doces típicos, doados por meio de uma campanha de arrecadação.

“A cada ano, mais pessoas participam da celebração, que é extremamente importante, pois envolve os pacientes e seus familiares, propiciando maior interação com a equipe e promovendo a humanização. Agradecemos a todos que fizeram a festa possível”, afirmou a enfermeira Karina Alexandra Batista da Silva Freitas, supervisora técnica do Ambulatório.

Café caipira

Os pacientes e acompanhantes que estavam no Pronto Atendimento (PA) da Mulher no dia 26 puderam participar de um “café caipira”, com direito a chá, pipoca e decoração especial. “É o terceiro ano em que realizamos o momento e o intuito é acolher os pacientes de forma humanizada, demonstrando, nos mais simples gestos, todo o nosso carinho por eles”, revelaram Juliana Correa de Moraes e Rivania da Silva Andrade, enfermeiras responsáveis pela área.

O refeitório médico ficou totalmente enfeitado e com um cardápio especial no café da manhã, almoço e jantar, para celebrar as festividades juninas no dia 28. A organização ficou a cargo do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) do HCFMB.

Segundo Maiara de Souza Périco, nutricionista da área, os pacientes internados na unidade de saúde também receberam, no almoço, uma refeição típica junina. “Todos os funcionários da equipe se empenharam e cuidaram de todos os detalhes desse momento, que é realizado há mais de 20 anos no hospital”, salientou.