Em 3 meses, Educação implanta profissionalização de cargos

Programa que leva alunos à universidade e projeto de revitalização de escolas também marcam o primeiro trimestre da pasta

sex, 19/04/2019 - 13h49 | Do Portal do Governo

Os primeiros três meses da nova gestão da Secretaria de Estado da Educação foram marcados pela implementação do programa Líderes Públicos, que busca profissionalizar a gestão de pessoas e valorizar os administradores com perfil de liderança na rede estadual de ensino.

O projeto será implementado com base em competências para profissionalizar as posições de lideranças que atuam na rede. O programa começa com os 91 dirigentes, mas deverá abranger diretores de escola, vice-diretores e supervisores, entre outros cargos.

O objetivo é adotar critérios para analisar o desempenho e implementar um modelo de gestão de pessoas no setor público, conforme já ocorre nas grandes empresas do setor privado, e manter na rede profissionais que tenham competências como liderança, resiliência e tomada de decisões, entre outros.

Educa SP

Outro programa de destaque do primeiro trimestre é a criação do programa Educa SP, que proporcionará aos estudantes do Ensino Médio frequentar uma universidade no contraturno, oferecendo a experiência da vida universitária de forma complementar na última etapa da educação básica. No projeto-piloto, 30 mil alunos da rede terão acesso a atividades complementares em instituições de Ensino Superior.

Chamada de “Corujão da Educação”, a iniciativa ocupará os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo mais qualidade de ensino e constituindo-se em uma motivação a mais para os alunos do Ensino Médio da rede estadual paulista.

A expectativa é reduzir índices de evasão e abandono e aumentar o rendimento dos estudantes. A carga horária do curso não substituirá as aulas regulares, que são obrigatórias.

O objetivo é ofertar conteúdos que deem sentido à trajetória dos alunos e, ao mesmo tempo, forneçam uma amostra da vida universitária. O certificado estará atrelado à conclusão do Ensino Médio. Os cursos terão duração de 200 horas e estarão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Contratação de docentes

Além da preocupação em profissionalizar a rede, o aspecto estrutural das escolas não foi deixado de lado. Nestes três primeiros meses, mais de 1,5 mil intervenções já foram realizadas, via Associação de Pais e Mestres (APM), com um investimento de R$ 25 milhões. Outras obras de maior porte em 1.350 escolas já estão mapeadas e programadas.

Além disso, com o projeto Escola + Bonita, a previsão é de revitalizar 2,1 mil unidades até 2020, utilizando o trabalho de presos em regime semiaberto. A pintura é feita em horários que não atrapalhem a rotina escolar e com tintas que não têm cheiro.

Nos primeiros três meses de 2019, a nova gestão da pasta se destaca, ainda, pela contratação de profissionais: a rede estadual de ensino iniciou o ano, em janeiro, com 177 mil docentes, e fechou o mês de março com 185 mil professores.

Além disso, foram nomeados 3,1 mil professores PEB 1 que, no momento, aguardam perícias médicas e, se estiverem aptos, poderão tomar posse e entrar em exercício, reforçando o quadro de docentes da rede estadual de ensino.