Inova Educação: Eletivas ampliam possibilidades de escolha dos alunos

Um dos três componentes do novo programa do Governo de SP, iniciativa estimulará o autoconhecimento e a gestão de projetos

sex, 17/05/2019 - 8h57 | Do Portal do Governo

O Governo Paulista lançou neste mês o Inova Educação, modelo pedagógico pioneiro com o objetivo de preparar os alunos da rede estadual para os desafios e oportunidades do século 21 por meio de três componentes curriculares: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia.

As opções de disciplinas Eletivas, oferecidas a partir de 2020 aos dois milhões de alunos matriculados nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio, serão definidas em conjunto com os alunos da rede, de acordo com as perspectivas dos jovens e das linhas de trabalho desenvolvidas pelas equipes de docentes.

A partir desse diálogo, a unidade apresenta opções de acordo com o desejo dos estudantes. As Eletivas podem englobar temas diversos, como, por exemplo:

– Empreendedorismo;
– Ética e cidadania;
– Olimpíadas de conhecimento;
– Teatro;
– Comunicação não violenta;
– Mediação de conflitos.

Como funciona

A cada semestre, o jovem vai escolher pelas aulas que deseja cursar, de acordo com as opções oferecidas pela escola. O estudante participará da definição do conjunto das Eletivas. Serão duas aulas por semana. O componente Projeto de Vida também terá duas aulas semanais e Tecnologia, uma por semana. As disciplinas de todos os componentes são obrigatórias.

Neste link há mais informações sobre o Inova Educação. De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, as disciplinas desse componente curricular serão oferecidas no mesmo horário para garantir a possibilidade de escolha do estudante. Os alunos dos 6º e 7º anos poderão cursar Eletivas juntos. O mesmo vale para o 8º e 9º anos.

Os jovens das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio também poderão se misturar nas Eletivas. A mediação do professor e o currículo voltado ao desenvolvimento de habilidades múltiplas são peças-chave desse processo.

“A ideia da Eletiva é que o aluno use aquele conhecimento para o resto da vida, além de se interessar pelo diferente, conhecer novos rumos e alterar seu projeto de vida. Ela ajuda a mostrar caminhos diversos e novas possibilidades de atuação”, avalia Rossieli Soares, secretário da Educação.

Funciona como uma eletiva obrigatória: todas as escolas devem ter a aula, mas o tema a ser trabalhado nela é de orientação do professor, que elabora o conteúdo com os estudantes.

Oferta

Os temas abordados em cada uma das 3,8 mil escolas serão definidos a partir do levantamento das necessidades e dos anseios dos estudantes e das possibilidades de oferta dos professores. Cada unidade de ensino organizará um “Feirão de Eletivas” no início do ano, para que todos discutam conjuntamente quais serão as disciplinas, com base nos interesses dos estudantes e nas formações e vocações dos professores.

Para apoiar o processo, será disponibilizado pela Secretaria de Educação uma relação com algumas opções, elaborada de acordo com levantamento de experiências de sucesso da rede. Vale destacar que as disciplinas constarão no histórico escolar do estudante. O modelo do documento será revisto conforme definições da nova matriz.

“O conceito de Eletivas já está bem entendido na rede. A ideia de que o aluno faz escolhas e o professor constrói um campo de aprendizado diferenciado mobiliza a escola. Os alunos querem ser autores das coisas”, salienta Haroldo Rocha, secretário-executivo da Educação.

Competências

O componente curricular Eletivas busca desenvolver as seguintes habilidades nos alunos da rede estadual:

– Tomada de decisão no nível pessoal, acadêmico e social;
– Valorização do conhecimento e capacidade de aprender ao longo da vida;
– Pensamento crítico e criatividade;
– Autoconhecimento, autocuidado, autoestima, autoconfiança e autoeficácia;
– Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania;
– Elaboração e gestão de projetos;
– Abertura a novas experiências.

A implantação do Inova Educação, a partir de 2020, será acompanhada da reformulação da grade horária dos alunos, que passarão a ter uma aula mais por dia, contemplando, assim, as cinco novas disciplinas dos componentes curriculares.

Práticas

O Inova Educação é inspirado nos resultados positivos das práticas de sucesso já aplicadas em 633 escolas da rede estadual de São Paulo desde 2012. Além disso, está em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na medida em que reforça as 10 Competências Gerais do documento.

A iniciativa também responde a uma demanda da comunidade escolar identificada no trabalho com diretores, professores e estudantes feito desde o início do ano e intensificado no mês de abril.

Formação

O Governo Paulista tem promovido palestras, seminários e debates sobre o Inova Educação, de modo a discutir as mudanças e acréscimos da nova política educacional de São Paulo.

Os aperfeiçoamentos dos professores para o Inova Educação serão organizados em dois módulos: um de conteúdo básico, para que os professores se apropriem do novo modelo, e um de conteúdo aprofundado, para entendimento mais detalhado das estratégias de implementação. O módulo básico terá uma carga horária de 30 horas, sendo 8 horas sobre adolescência e juventudes e 22 horas sobre Projeto de Vida ou Eletivas ou Tecnologia.

O módulo avançado terá 30 horas e aprofundará os conteúdos vistos no módulo básico e fornecerá mais insumos para implementação exitosa do novo modelo. O objetivo das formações é dar clareza sobre o novo modelo, fortalecer o entendimento sobre o universo do adolescente e do jovem e preparar os professores para lecionarem os três novos componentes.

Junto com a formação serão fornecidos materiais de suporte. Além dessas horas obrigatórias para lecionar os novos componentes, módulos complementares de 30 horas estarão disponíveis.