“Doação de órgãos é um ato de amor ao próximo”

Governador Geraldo Alckmin participou nesta terça do lançamento do programa "Doar é Legal", do Tribunal de Justiça de SP

ter, 11/09/2012 - 12h07 | Do Portal do Governo

“A doação de órgãos é um ato de amor ao próximo”. Assim o governador Geraldo Alckmin definiu o gesto nesta terça-feira, 11, durante o lançamento do programa “Doar é Legal”, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Para Alckmin, a iniciativa é fundamental para convencer a população da importância da doação. “É importante essa mudança cultural. Até quando morre, a pessoa pode ajudar outros a viverem melhor.”

Esse, aliás, é o objetivo do programa “Doar é Legal”. “A campanha está sendo feita para que haja uma alavancada na questão da doação de órgãos”, explicou o presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori.

O secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, disse que os hospitais da rede pública paulista podem ampliar o programa, mas que é necessário haver mais doadores. “Ainda temos muita gente aguardando. Por isso, estimular a doação é muito importante para ampliar o número de transplantes”.

Segundo balanço da Central de Transplantes da Secretaria da Saúde, o número de doadores no Estado cresceu 43% nos quatro primeiros meses de 2012 na comparação com o mesmo período de 2008.

Para se cadastrar como doador de órgãos, clique aqui. A certidão não tem validade jurídica, mas permite que você manifeste a vontade de doar seus órgãos.

Do Portal do Governo do Estado