Do interior ao litoral, SP reserva muitas surpresas para os visitantes

O Estado São Paulo tem opções variadas de lazer distribuídas em mais de 600 municípios, que trazem diferentes influências e atrações

qui, 15/11/2018 - 14h00 | Do Portal do Governo

Vamos começar pela praia?
Nem só de Nordeste vive o litoral do Brasil. O litoral de São Paulo tem muito a oferecer. Afinal, são 15 municípios litorâneos e mais de 600 km de extensão! Em São Paulo, graças ao bioma privilegiado, as praias se tornaram um refúgio convidativo rodeado pela mata atlântica.

E, antes de tudo, já está vacinado contra a febre amarela? Saiba de tudo aqui!

O litoral sul é dono de um santuário ecológico com mata tropical nativa e é lá uma das primeiras áreas preservadas do país: a Estação Ecológica Juréia-Itatins. A 200 km da capital, a estação ecológica abriga alguns dos principais ecossistemas que existem no litoral do Estado antes de sua intensa urbanização e mantém um trabalho sistemático de preservação.

Também no litoral sul está uma das cidades mais conhecidas do Brasil, Santos. A cidade é recheada de história, pois foi ali onde desembarcaram os imigrantes que subiram do litoral e reescreveram em diferentes línguas a história de São Paulo e também de diversos Estados do país.

No litoral norte, as praias de Ubatuba e Guarujá merecem destaque. Especialmente em Ubatuba, a praia do Cedro encanta a todos os visitantes. Totalmente preservada, especialmente por conta da dificuldade de acesso, ela exibe águas límpidas em tons de azul esverdeado e conta com diversas piscinas naturais. Só é preciso fôlego para chegar lá. São 40 minutos de caminhada a partir da Praia Grande do Bonete. Para quem procura agito, a Praia de Pernambuco, no Guarujá, é opção certeira.