Detran.SP leva ações educativas à Festa do Peão de Barretos

Estande terá foca mecânica, totens com carregadores de celular, DJ, simulador de caminhão e desafio do “berrante bafômetro”

sáb, 19/08/2017 - 11h03 | Do Portal do Governo

Durante toda a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, que vai até o dia 27 de agosto, o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai lembrar os participantes de duplas que não combinam, como bebida e direção e celular e volante. Quem irá ajudar na missão de educar  é a foca! Personagem que ficou conhecida durante as ações do Maio Amarelo com a campanha #FocaNoTrânsito.

Durante as duas semanas da festa, o Detran.SP manterá um estande logo na entrada do estacionamento principal do Parque do Peão, no setor A, entre o Parque de Diversões e o Memorial “Os Independentes”.

No melhor clima de rodeio, o visitante poderá se sentir um verdadeiro peão na Foca Mecânica, que na brincadeira vai substituir o tradicional touro. Focas também estarão circulando a caráter pela festa, de bota, camisa xadrez, chapéu e cinto. Além de divertir, elas levarão placas com mensagens de alerta.

Um DJ animará o ambiente, que contará com totens com carregadores de celular. Assim, o visitante terá bateria para pedir sua carona de retorno, chamar um táxi ou usar aplicativos, por exemplo, para chegar em casa em segurança. Além de música, os visitantes poderão experimentar os efeitos de se misturar bebida e direção em um simulador de caminhão e participar do desafio do “berrante bafômetro”.

O estande do Detran.SP ficará aberto todos os dias, das 16h às 00h. Já a foca mecânica funcionará das 17h às 23h. Além das ações educativas o Detran.SP vai promover fiscalização da lei seca por meio do Programa Direção Segura, que integra o Detran.SP e as polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
Todas as ações de educação para o trânsito do Detran.SP fazem parte do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, um programa do Governo do Estado que tem como principal objetivo reduzir pela metade os casos de óbito no trânsito até 2020.

No primeiro semestre de 2017, o Estado registrou queda de 3,8% no número de mortes em acidentes de trânsito e 108 vítimas a menos na comparação com 2016 (2.861). Já para os acidentes com vítimas, que incluem também ocorrências sem fatalidades, houve redução de 5,2% no semestre, com 4.934 casos a menos (89.273 em 2017 e 94.207 em 2016). Em junho, foram 15.897 ocorrências, com redução de 1%.