Descubra Araras: a Cidade das Árvores

Município mistura cultura, história e contato com a natureza

sex, 15/07/2016 - 20h03 | Do Portal do Governo

A cidade de Araras, localizada a 170 km da Capital paulista conta com um turismo que mistura cultura, história e contato com a natureza. Conhecida como Cidade das Árvores, o local recebeu há mais de um século a primeira Festa da Árvore no Brasil, considerada o primeiro movimento ecológico do país.

Para os fãs de paisagens bucólicas, uma ótima opção é a Estrada Ecológica. O local que já foi uma linha de trem, atualmente é a estrada municipal, que ainda preserva belas paisagens em meio à natureza. O destaque se dá para os vestígios da linha de trem e a observação de animais silvestres.

Os turistas que quiserem continuar em contato com a natureza podem visitar o Parque Municipal, um dos cartões-postais da cidade que está em atividade desde 1964. Chegando ao local, o visitante desfruta de belas paisagens, ciclovia, área para a prática de esportes e lago com pedalinhos.

Um dos lugares mais frequentados pelos visitantes de Araras é a Praça Monsenhor Quércia. Local que foi palco de fatos importantes da história da cidade atualmente reúne milhares de visitantes que se impressionam com sua arquitetura, o piso em mosaico português e o palco com pista de dança.

Já na Praça Barão de Araras, localizada no centro da cidade, o visitante conta com uma extensa área verde que abriga outros atrativos como a Basílica Menor e as Fontes Luminosas. A atração também sedia os tradicionais eventos como a Festa da Padroeira e o Festival do Café com Chocolate.

Para aqueles que procuram pelo turismo religioso, uma visita que não pode faltar é a Basílica Menor Nossa Senhora do Patrocínio. A imponente construção foi inaugurada em 1881, e é uma réplica da Igreja de São João do Latão, em Roma e conta com ricos detalhes da arquitetura e decoração da época. No ano de 1887 recebeu a visita de D.Pedro II.

Do Portal do Governo do Estado