Defesa Civil realiza ajuda humanitária em Guarulhos após alagamentos

Município atingido por fortes chuvas na noite de sexta (11) recebeu auxílio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

dom, 13/01/2019 - 12h38 | Do Portal do Governo

Após as chuvas da noite da última sexta-feira (11), o município de Guarulhos recebeu ajuda humanitária da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Muitas famílias ficaram desalojadas por conta dos diversos pontos de alagamento.

Com anuência do coronel PM Walter Nyakas Júnior, coordenador da instituição, representantes da cidade retiraram no sábado (12) mais de 100 cestas básicas e 300 colchões do kit Dormitório no Depósito Central de Proteção e Defesa Civil Estadual.

Os bairros mais atingidos e que sofreram danos materiais e humanos foram Vila Nova Bonsucesso, Jardim Aracilia, Parque Alvorada, Jardim Anfalca, Jardim Oliva e Jardim Nova Cidade.

Operação Chuvas de Verão

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo conduz as atividades da Operação Chuvas de Verão até 31 de março de 2019 em todo o território paulista.

A medida, que está em funcionamento desde o começo de dezembro, tem como objetivo preservar vidas e reduzir os danos aos seres humanos, materiais e ambientais, principalmente no período chuvoso que se aproxima.

Vale lembrar que a Defesa Civil Estadual também conta com uma ferramenta para auxiliar a emitir alertas de riscos de desastres via SMS diretamente à população.

Todos os usuários de celular do Estado recebem gradativamente uma mensagem SMS, informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, o cidadão precisa enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse.

Para registrar mais de um endereço, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados.