Curso gratuito de enfermagem já tem mais de 31,5 mil inscritos

Inscrições vão até o dia 25 de agosto pelo site da Fundap

ter, 18/08/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

Mais de 31,5 mil pessoas em todo o Estado já se inscreveram para o curso gratuito de formação de técnicos em enfermagem – desse total, 10,7 mil candidatos são da Capital. As inscrições vão até 25 de agosto. 

Ao todo, são oferecidas 100 mil vagas.  O objetivo é capacitar todos os interessados num prazo de três anos.

A iniciativa está sob a coordenação da Secretaria de Gestão Pública, por meio da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Participam ainda do programa o Centro Paula Souza, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, e as secretarias da Saúde e da Educação. 

O objetivo do programa – denominado de TecSaúde – é ampliar a formação escolar dos profissionais  de saúde,  aumentar a sua inserção no mercado de trabalho e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população pela rede pública e privada de saúde, particularmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em São Paulo.

O curso tem duração de 10 a 12 meses, dependendo da disponibilidade do candidato para conciliar as aulas com trabalho e estágio. O público alvo são auxiliares de enfermagem da rede pública e privada de saúde que estejam ou não em atividade.  A conclusão dos estudos aumenta a qualificação do candidato, que passa de auxiliar a técnico em enfermagem.

Para participar, os interessados devem ter certificação reconhecida de auxiliar de enfermagem. De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), existem no Estado 190 mil auxiliares de enfermagem, dos quais 70% estão na região metropolitana da Capital e os demais, no Interior.

“No mercado competitivo de hoje, é preciso cada vez mais se aperfeiçoar profissionalmente. O curso vai possibilitar aos auxiliares de enfermagem ganhar qualificação, aumentando o seu grau de empregabilidade.  Essa iniciativa também trará reflexos positivos na qualidade do atendimento que estes profissionais prestam à sociedade”, afirma o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever pela internet no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br.) Ali, os candidatos encontrarão a ficha cadastral, os requisitos do programa e as informações complementares sobre o curso. As dúvidas poderão ainda ser tiradas pelos telefones 3066-5660 ou 3066-5500. 

Após efetuar a inscrição, o candidato será contatado por e-mail, carta ou telefone pela escola da sua região que ministrará o curso. No comunicado constará o período da matrícula e o endereço da escola à qual deverá comparecer para efetuar a matrícula, bem como os documentos que deverá apresentar. 

O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressalta a importância do programa. “Quando a educação se põe a serviço da saúde, cumpre com o justo propósito de contribuir com a função social do Estado de assegurar tratamento digno e de qualidade a toda a população”, diz. 

O curso de técnico de enfermagem terá duração de 690 horas, sendo 490 de aulas teóricas e 200 de estágio supervisionado pelas unidades da ETSUS (Escola Técnica do SUS do Estado de São Paulo). As turmas terão até 36 alunos e serão formadas conforme o preenchimento das vagas. As aulas, com duração de até 12 meses, começam neste semestre com a formação das primeiras turmas. 

“Esta é uma iniciativa fundamental para aperfeiçoar o atendimento na rede pública de saúde. Queremos qualificar esses profissionais, que são responsáveis diretos pelos milhões de pacientes atendidos pelo SUS de São Paulo”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. 

O TecSaúde é inspirado no projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (Profae), uma experiência bem-sucedida criada pelo governador José Serra na época em que foi ministro da Saúde. O programa resultou na formação de 188.423 auxiliares de enfermagem e de 74.934 técnicos em enfermagem. A medida também permitiu que 15.957 auxiliares de enfermagem pudessem fazer curso de complementação do ensino fundamental. Promoveu ainda a formação de 13.161 enfermeiros como docentes de educação profissional. 

Serviço
Inscrições: pelo site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br)
Período das inscrições: até 25 de agosto
Convocação dos inscritos: para efetuar a matrícula, os candidatos inscritos serão chamados por telefone, carta ou e-mail
Início das aulas: primeiras turmas se iniciam neste semestre
Número de vagas disponíveis: 100 mil
Público-alvo: auxiliares de enfermagem em atividade ou não
Carga horária do curso: 690 horas (teóricas e práticas), que serão cumpridas em até 12 meses
Taxa: gratuita, incluído o material didático
Telefones para informações e dúvidas: (11) 3066-5660 ou (11)3066-5500

Da Secretaria de Gestão Pública