Crianças têm orientação da polícia no Caravanas do Conhecimento

Estudantes contaram com o acompanhamento do Corpo de Bombeiros e das PMs Ambiental e Territorial

qui, 31/01/2008 - 9h12 | Do Portal do Governo

Mesmo com frio e chuva, 240 crianças entraram no mar em São Vicente, no litoral paulista, no último dia 21. Oriundas das cidades de Arandu, Barra do Chapéu, Pradópolis, Queluz, Santo Antônio do Aracanguá e Vargem Grande do Sul, todas localizadas no interior do Estado, muitas delas não se intimidaram com a temperatura, pois estavam diante do mar pela primeira vez.

“Pra mim não importa o tempo, quero é ir logo pra praia e entrar na água”, afirmou Rafael, de 10 anos, em seu primeiro contato com esse tipo de paisagem. Morador de Pradópolis, a quase 400 quilômetros do local, Rafael é uma das dez mil crianças carentes de 194 municípios do interior de São Paulo que visitaram as praias do litoral paulista por meio das excursões do Programa Caravanas do Conhecimento-Interior na Praia 2008.

Organizadas pela Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam (Centro de Estudo e Pesquisas de Administração Municipal), da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, garantem atividades para meninos e meninas, de 9 a 11 anos, em cinco dias de viagem. Nessas ocasiões, além da diversão os jovens desfrutam a atenção constante de policiais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e Ambiental.

Eles orientam e cuidam da segurança dos jovens. Esses cuidados começam nos alojamentos, adaptados em escolas públicas. Os policiais também se hospedam nesses locais para acompanhar todas as saídas. Nas praias, os jovens são recebidos por bombeiros, que orientam sobre os cuidados que devem ser tomados no mar e ficam de prontidão para qualquer eventualidade. 

Água no umbigo

Nas cidades onde podem ser feitas trilhas na mata, entra em ação a Polícia Militar Ambiental. O sargento Sidney Alves de Freitas, há dez anos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em São Vicente, também atuou no Caravanas. Explica que a experiência adquirida no Programa, voltado ao ensino fundamental, facilita a entendê-los e ajudá-los. “Quando chegam, nos apresentamos e explicamos que devem procurar os policiais caso tenham algum problema”, orienta. A oficial Jane Moreira Reis, coordenadora da atuação da PM na iniciativa, informa que o trabalho realizado é de prevenção e, graças a ele, não houve ocorrência grave até hoje.

Ao lado das crianças durante boa parte do tempo do passeio, a PM Alessandra Morato considera o Caravanas, além de tudo, oportunidade para melhorar a imagem da polícia junto aos jovens. “A criança é sincera, quer se aproximar”, constata. “Com certeza, depois dessa experiência elas não terão a imagem negativa que muitos têm da gente. É gratificante trabalhar com elas”, completa. Para a secretária adjunta da Educação de São Vicente, Vera Teresa Defesa Vaz, o apoio dos policiais é importante. “Eles foram ótimos, superenvolvidos com o trabalho e presentes nas horas em que precisamos de ajuda”, avalia.

Antes do momento mais esperado, a entrada no mar, o tenente Carlos da Silva, comandante dos postos de salvamento de Santos e São Vicente, explicou sobre os cuidados com o mar.“Água no umbigo, sinal de perigo”, foi um dos avisos levados pelas crianças para o cobiçado mergulho. Em julho, será a vez da garotada do litoral e da capital passear no interior, por meio do Caravanas do Conhecimento – Redescobrindo o Interior.

Daniel Cunha

Da Secretaria Estadual de Segurança Pública

(I.P.)