CPTM reforça segurança para semifinal do Paulistão e Rodeio

Jogo acontece domingo em Osasco

sex, 11/04/2008 - 12h40 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operará com esquema especial de segurança desta sexta-feira  a domingo, 13, por  conta do clássico Palmeiras e São Paulo,  no estádio do Morumbi, e da festa de rodeio que acontece em Osasco durante os três dias.

Com o objetivo de garantir a tranqüilidade e o conforto dos usuários, a operação contará com número maior de agentes de segurança, ações preventivas de revista e escolta aos times de torcedores nas estações localizadas nas linhas que atendem aos dois eventos.

Esquema futebol

Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes nas estações onde o fluxo é maior, como as unidades próximas do estádio do Morumbi. A ação preventiva de abordagem e revista pessoal é feita nos casos suspeitos, a fim de se averiguar o porte de materiais que possam ser utilizados como armas.

Além do monitoramento interno das 85 estações feito com o auxílio de mais de 800 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, há também a escolta a torcedores que viajarem em grupos, visando a evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.

Outra medida adotada para evitar o encontro de torcidas diferentes no interior das composições é a organização da viagem em vagões separados (no primeiro e no último), acompanhadas por seguranças durante todo o trajeto e pelas dependências da empresa.

Esses esquemas especiais de segurança integram a rotina da CPTM há vários anos e foram implantados com o intuito de inibir a violência, o vandalismo e garantir a proteção dos passageiros em eventos de grande porte.

Da CPTM