CPTM começa duplicação da ponte Jurubatuba nas obras de extensão da Linha C

O guindaste suspenderá as partes metálicas que formarão a nova ponte ferroviária, às 23 horas

seg, 02/07/2007 - 16h12 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, 2, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recebe um guindaste especial, sobre rodas, com capacidade para içar 550 toneladas, para a instalação da nova ponte ferroviária Jurubatuba, localizada entre a estação de mesmo nome e a futura Estação Autódromo. A obra faz parte das intervenções que a companhia realiza na região para extensão da operação comercial de Jurubatuba até o Grajaú.

O guindaste começará a suspender as partes metálicas que formarão a nova ponte ferroviária, ao lado da já existente, para que a via seja duplicada, após às 23 horas. O horário de início da operação foi determinado em conjunto com a CET, pois exigirá intervenções no trânsito local. A passagem pela alça de acesso, no fim da ponte Vitorino Goulart da Silva, do complexo viário Jurubatuba, ficará interditada a partir das 23 horas da segunda-feira até a madrugada da terça-feira, 3.

A intervenção no trânsito será necessária somente para o lançamento do “encabeçamento” da nova ponte, que passa por cima dessa alça de acesso. A montagem do restante da estrutura sobrepõe-se ao rio Jurubatuba e áreas livres.

Arquitetura

A ponte ferroviária Jurubatuba foi construída na década de 40, com uma via, para passagem dos trens de carga, em direção à baixada santista. Sua estrutura, que conta com arcos inferiores, está sendo totalmente recuperada.

Extensão da Linha C

As obras de extensão da Linha C (Jurubatuba até Grajaú) em andamento, estão promovendo melhorias gerais na zona Sul de São Paulo. Além de três novas estações ferroviárias (Autódromo, Interlagos e Grajaú), os moradores de bairros como Interlagos, Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Grajaú terão o projeto viário modernizado e o embelezamento da região com a construção de novas pontes, como essa, de Jurubatuba, e recuperação das já existentes. Já foram construídos mais de 8 km de muros e calçadas.

A Linha C transporta, atualmente, média de 125 mil pessoas ao dia e a expectativa é de que a demanda aumente em 45 mil/dia, após a conclusão das obras, previsto para dezembro deste ano.

Da CPTM