CPTM aumenta em 100% blitze contra drogas

Em janeiro e fevereiro foram realizadas 199 ações blitze nas seis linhas da companhia

seg, 17/03/2008 - 10h20 | Do Portal do Governo

A CPTM intensificou, neste ano, as ações da segurança no combate ao uso e transporte de drogas e armas dentro do sistema. Em parceria com as polícias civil e militar, nos meses de janeiro e fevereiro foram realizadas 199 blitze nas seis linhas da companhia e em diferentes estações. Esse número representa aumento de  mais de 100% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram registradas 97 operações.

Como resultado, 12.961 pessoas foram abordadas pelos agentes, para verificação, e 96 encaminhadas aos distritos policiais. Desse total, 47 estavam relacionadas ao porte de entorpecentes.

As blitze aconteceram no interior dos trens e nas estações ao longo do sistema. Foram 43 na Linha A (Luz-Francisco Morato), duas na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), 24 na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), três na Linha C – Esmeralda (Osasco-Autódromo), 69 na Linha E (Luz-Estudantes) e 58 na Linha F (Brás-Calmon Viana).

Entre as metas estabelecidas para a área de Segurança, em 2008, está o aumento de 10% no número de blitze, em relação ao ano passado, quando a empresa realizou 759 operações.

Implementadas pela CPTM, as operações especiais visam, principalmente, proporcionar maior segurança aos usuários, além de coibir o consumo e o porte de entorpecentes. Também são promovidas para conter a ação de assaltantes e vândalos que agem, geralmente, nas primeiras horas da operação ou durante o horário de pico da tarde. Para aumentar a fiscalização, agentes circulam 24 horas por dia pelo sistema.

Da CPTM