‘Cozinheiros da Educação’ transforma hábitos alimentares dos alunos

Em expansão, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação contribui para a saúde e melhora o rendimento dos estudantes

seg, 26/03/2018 - 8h33 | Do Portal do Governo

Com início no segundo semestre de 2016, o projeto Cozinheiros da Educação tem como um dos objetivos desenvolver ferramentas pedagógicas para trabalhar a conscientização alimentar dentro da sala de aula. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação apresentou uma expansão nos dois primeiros anos, com atividades em cerca de 800 escolas, chegando a 1,3 milhões de estudantes das regiões norte, centro, leste e oeste da capital.

O próximo passo consiste em finalizar a implantação nas instituições de ensino região sul, com a formação de 292 merendeiras. O embrião do programa foi a reformulação do cardápio da merenda escolar, que contou com a participação da chef Janaina Rueda.

Foram introduzidos dez novos pratos no cardápio, com elaboração testada a partir de alimentos frescos e nutritivos, in natura, disponíveis na despensa das unidades escolares, com todo o apoio e supervisão de nutricionistas da Educação. A principal preocupação é agradar ao paladar dos estudantes, considerando as taxas nutricionais previstas na alimentação escolar diária.

Técnicas

Janaina Rueda transmitiu sugestão de preparo e temperos para mais de duas mil merendeiras da rede estadual de ensino. “As pessoas terão que se interessar por novas técnicas de cocção, que são importantes dentro da merenda. Aplique alguns truques muito fáceis. Seremos reconhecidos em todo Estado de São Paulo como grandes cozinheiros”, destaca a chef.

De acordo com a nutricionista coordenadora do projeto, Giorgia Castilho Russo Tavares, a intenção é que, com os preparos, os alunos consigam replicar as receitas em casa, expandido a ação para o ambiente residencial. “Chegar a um ponto em que as crianças pedirão para as mães cozinharem a comida da escola em casa”, acrescenta Janaina Rueda.

Conhecida por adotar um estilo “confort food”, caseiro e cheio de sabor, Janaina Rueda comanda dois restaurantes na região central de São Paulo. Também foi eleita uma das 10 mulheres referência da cozinha brasileira pela revista Exame.

Qualidade

Mais de 3,7 milhões de alunos contam com alimentação de qualidade fornecida pela Secretaria da Educação. Com o programa de alimentação escolar, a pasta tem o objetivo de atender às necessidades nutricionais dos alunos no período em que permanecem na escola, além de contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e respeitar cultura e vocação agrícola de cada região.

A refeição saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento na rede. O tema também está inserido no contexto de aprendizagem, por meio do currículo escolar, o que permite que os estudantes desenvolvam de práticas saudáveis de vida.

Para o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, além de muito saborosas, as receitas têm papel fundamental na educação dos alunos. “Por meio da alimentação, a criança passa a conhecer os produtos que ela consome, a qualidade e a atividade que vai gerar uma transformação no seu corpo. Nós sabemos que o maior tempero é o amor. Ver isso acontecer é, portanto, algo que nos dá muita alegria”, ressalta.