‘Corujão da Saúde’ inicia atendimentos em Rio Preto

Entidades foram habilitadas para contratação de exames de mamografia, ultrassonografia e endoscopia previstos na 1ª fase do programa

sáb, 11/05/2019 - 15h50 | Do Portal do Governo

O Governador em exercício, Rodrigo Garcia, visita a região de Rio Preto para acompanhar atendimentos do “Corujão da Saúde” em serviço privado, parceiro do programa, criado pelo Governo paulista com o objetivo de zerar a demanda reprimida por diagnósticos.

“Nós pretendemos até o final do ano de 2019 concluir esta primeira etapa do Corujão da Saúde no interior de São Paulo. Uma experiência muito bem-sucedida na capital, um compromisso de campanha que nós tínhamos e que agora chega ao interior com grande sucesso”, declarou Garcia.

Nesta fase inicial, a meta é realizar 49.360 procedimentos na região de Rio Preto, no total, sendo 36.330 ultrassons, 8.100 endoscopias e 4.930 mamografias.

A unidade visitada pelo Governador em exercício foi a Imagem Center, que já neste sábado começa a ofertar exames de mamografia. Os primeiros agendamentos são de pacientes de Bady Bassit, município da região.

Além desta unidade, outros oito serviços privados foram credenciados para participar do “Corujão” com oferta de ultrassonografia, na região:  Medicina Nuclear Regional (TOGNI), Med Imagem Catanduva, Associação Lar São Francisco – Divino Amor de Mirassol, Hospital de Base – FUNFARME, Hospital Padre Albino, Santa Casa de Jales, Santa Casa de Novo Horizonte e Santa Casa de José Bonifácio.

As unidades foram selecionadas e habilitadas mediante convocação pública e os atendimentos nos demais locais ocorre a partir de segunda-feira, 13 de maio.

Os pacientes são comunicados sobre data e horário dos exames pela equipe da Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde).

Paralelamente, houve aumento da oferta de atendimentos em serviços estaduais. Na região, participam os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) de Catanduva, Jales, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga. Nessas unidades, o programa teve início em 15 de abril e até o momento já foram ofertados 8.376 exames.

“O ‘Corujão’ é um compromisso do Governo de São Paulo que visa aprimorar a saúde pública. Com a otimização da rede própria e com as parcerias com serviços privados, garantimos a detecção precoce de doenças e o acesso aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, com foco no atendimento ágil e de qualidade”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Sobre o “Corujão da Saúde”

 O programa começou em 25 de fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, com meta de realizar 155,2 mil exames. Em apenas 44 dias, foi possível zerar a demanda reprimida de mamografias na Região Metropolitana de São Paulo.

Em 12 de abril, foi expandido para as regiões de São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru e Baixada Santista.

“Corujão da catarata”

 Neste mês de maio, o programa também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado.

A iniciativa prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho, em AMEs e hospitais estaduais. Somente na região de Rio Preto, serão realizados 300 procedimentos no AME de Jales.

As cirurgias serão feitas em pacientes que estão cadastrados na Central de Regulação de Vagas do Estado (Cross), que já possuem indicação médica e estão aptos a realizá-la.

“Decidimos criar este ‘Corujão’ para agilizar as cirurgias de pacientes com catarata e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas que precisam passar pelo procedimento”, afirma o Secretário.