Conversa com o Governador: Alckmin fala sobre mutirão estadual de catarata

Cirurgias serão realizadas em 27 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e hospitais públicos, beneficiando pacientes de 16 regiões paulistas

seg, 12/09/2016 - 10h12 | Do Portal do Governo

lançamento do mutirão de catarata foi tema do programa “Conversa com o Governador” na última quinta-feira (8). A meta é acelerar os procedimentos cirúrgicos na capital, Grande São Paulo, litoral e todas as regiões do interior paulista, ou seja, zerar a fila da cirurgia no Estado.

“Vão participar 27 AMEs [os Ambulatórios Médicos de Especialidades] e também hospitais públicos. Em 12 AMEs já temos o mutirão funcionando, e para os outros estamos fechando as datas e ampliando”, explicou o governador.  

Alckmin destacou que a ação é gratuita para o cidadão. “Cada cirurgia custa R$ 1 mil para o Governo do Estado de São Paulo. Então fizemos um investimento extra de R$ 7 milhões na saúde e até dezembro vamos operar sete mil pacientes a mais do que seria feito normalmente. Ao invés de 21 mil cirurgias de catarata, serão 28 mil”. 

Como funciona
Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado. Ao todo, serão beneficiados pacientes de 16 regiões: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa Vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba. Confira a lista completa aqui. 

Do Portal do Governo do Estado