Conversa com governador destaca totens do Poupatempo

Tecnologia está disponível em shoppings, supermercados e Metrô; 5 milhões já solicitaram serviços sem necessidade de atendentes

ter, 23/01/2018 - 16h02 | Do Portal do Governo

O programa “Conversa com o Governador” destaca a novidade tecnológica do Poupatempo. Para ampliar o alcance dos serviços, o órgão espalhou totens de autoatendimento em shoppings, supermercados, e também no Metrô. Ao todo, foram instalados em 28 shoppings e supermercados da capital, Grande São Paulo, cidades do interior e nas estações Paraíso e Vila Prudente do Metrô.

“Pela primeira vez na história do programa instalamos máquinas de auto atendimento fora dos postos do Poupatempo, em locais de grande circulação. É mais uma opção de atendimento para o cidadão além dos postos fixos, da internet e dos aplicativos para celular e tablet”, afirmou Alckmin.

Os totens são equipamentos que combinam tecnologias de interação e conexão e facilitam o acesso a informações e serviços. Nos últimos dois anos, 18 modelos pilotos chegaram para os 18 maiores postos Poupatempo. Desde então, cerca de 5 milhões de cidadãos já solicitaram serviços diretamente por este novo canal. Isso sem a necessidade de passar pelas mesas de atendimento.

“Nelas dá para pedir segunda via do RG, segunda via da Carteira de Motorista, desde que a pessoa tenha cadastrado seus dados biométricos no Poupatempo nos últimos três anos. Ela paga a taxa com o cartão de débito na própria máquina e recebe o documento em casa, pelo correio. Outro serviço, dá para pedir e imprimir na hora, na própria máquina o atestado de antecedentes criminais. É possível também agendar ali todos os tipos de serviço do Poupatempo”, explicou.

O plano da Prodesp e do Poupatempo é avaliar a demanda, agregar mais serviços aos equipamentos e espalhar totens em outros centros de compras e outros locais de grande fluxo de pessoas nos municípios paulistas.