Conjunto Hospitalar do Mandaqui passa a atender 10 mil pessoas por mês

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de entregar a ampliação do "Hospital das Clínicas da zona norte", como é conhecido o Conjunto Hospitalar do Mand

qua, 25/07/2007 - 19h30 | Do Portal do Governo

Conjunto Hospitalar do Mandaqui passa a atender 10 mil pessoas por mês

A Secretaria de Estado da Saúde acaba de entregar a ampliação do “Hospital das Clínicas da zona norte”, como é conhecido o Conjunto Hospitalar do Mandaqui. Seu pronto-socorro foi totalmente reformulado e agora passa a atender mais 10 mil pessoas por mês.

O investimento da Secretaria foi de cerca de R$ 4,3 milhões, valor também que agrega o ambulatório, já reformado. Antes da reforma o PS do Mandaqui atendia cerca de 22 mil pessoas por mês. Agora passa a 32 mil pessoas mensalmente, ou seja, 45% a mais. A ala teve ampliação do setor de emergência e ganhou nova sala de espera com senhas numéricas e por voz, setor de classificação de risco.

“A cada mês cresce o atendimento nos hospitais públicos. É a entrega de uma obra importante, que atenderá toda cidade, especialmente a região norte”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Mandaqui é o maior hospital da zona norte. Além do novo PS, recebeu 14 novos leitos de UTI, com monitores e respiradores, passando de 16 para 30. Mais: oito leitos foram transformados em semi-intensivos, para atendimento a casos menos graves de trauma.

História do Hospital do Mandaqui

O Complexo Hospitalar Mandaqui foi fundado em 1º de dezembro de 1938. Nascido como sanatório para tratamento de tuberculose, com 86 leitos, hoje pode ser considerado o Hospital das Clínicas da Zona Norte, já que resguarda 450 leitos e tem em seu quadro 2.400 funcionários, que trabalham em 51 edificações. A grande mudança no hospital aconteceu em 1983, quando passou a também receber pessoas com doenças pulmonares não-tuberculosas. Na década de 80 a unidade ainda ganhou mais funcionários e passou a ser considerada como complexo hospitalar.

Você sabia?

A maioria das árvores que circundam o hospital foi plantada por um paciente maranhense que ficou em tratamento durante 18 anos

Em 1938 era recomendável a pacientes tuberculosos clima de montanha e sol. Por este motivo hospital fica próximo da Serra da Cantareira e tem grandes varandas