Conhecida como Portal das Águas, Piedade une aventura e descanso

Cidade é famosa por suas cachoeiras e produção de alcachofra e morango

sex, 23/03/2012 - 8h00 | Do Portal do Governo

Piedade está situada a 100 quilômetros da capital, nas encostas da serra de Paranapiacaba. A cidade é conhecida como Portal da Águas por conta dos belos rios, represas e cachoeiras que atraem turistas.

Quem visita o local, logo sente o ar puro, nota a rica vegetação e as inúmeras cachoeiras. Cada uma possui uma queda diferente da outra, alguns exemplos são as do Jurupará, do Padre e da Fumaça, nome dado pelos próprios moradores por causa da neblina que é constante, dando a impressão que existe uma névoa cobrindo o local.

O grande destaque fica por conta da cachoeira do Bernardo Alemão. Com uma queda d´água de 25 metros, é propícia para a prática de rapel. Para quem prefere calmaria, no local há uma piscina natural que é garantia de um banho refrescante.

Outra opção para os aventureiros é Represa Itupararanga. O local é ideal para a prática de esportes náuticos e lazer nos dias mais quentes.

No Parque das Pedras, os turistas podem apreciar a vista da natureza e também praticar o rapel. São várias as alturas e níveis de dificuldade das elevações. A Pedra da Casinha possui aproximadamente 50 metros. Há ainda a Pedra da Azeitona e do Paçoca com 20 metros, e a do Descalvado que mede 1000 metros de altitude. 

O Horto Florestal concentra 20 mil metros de Mata Atlântica remanescente, com muitas mudas nativas. Os visitantes podem apreciar cerejeira, araucária, pau-brasil, palmeira imperial, entre outras. Além disso, no local há três lagos com muitas carpas e trilhas para um agradável passeio ecológico.

Igreja

Principal ponto de referência da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade começou a ser construída em 1885, no entanto a obra foi concluída e inaugurada em 1916. Já na Casa de Cultura, o visitante encontra o espaço destinado às artes e manifestações culturais. O local ocupa um casarão antigo construído em 1877, que no passado abrigou a Cadeia Pública.

Outro atrativo de Piedade são as grandes produções de morango e alcachofra, sendo considerada o maior produtor do Brasil. O município abriga, ainda, a Festa do Kaki Fuyu, qualidade muito cultivada na cidade. O evento é um dos principais da cidade e, neste ano, será realizado nos dias 18, 19 e 20 de maio e reunirá várias atrações e festividades relativas à colheita do fruto.

Do Portal do Governo do Estado