Conheça Taubaté, terra natal de Monteiro Lobato e adotada por Mazzaropi

Museus homenageiam as figuras ilustres e artesãos encantam turistas com esculturas em argila

sex, 18/02/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Taubaté fica a 130 quilômetros da capital e na região do Vale do Paraíba, o que garante ao município uma posição privilegiada de proximidade com o estado do Rio de Janeiro,  de praias paulistas como Ubatuba, no litoral norte, e da Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. Terra do escritor Monteiro Lobato, motivo pelo qual recebeu o título de “Capital Nacional da Literatura Infantil”, Taubaté também foi adotada pelo comediante Amacio Mazzaropi que construiu ali seu estúdio cinematográfico.

Entre as atrações turísticas da cidade, o visitante pode conhecer a casa onde nasceu Monteiro Lobato, que pertenceu ao seu avô, o Visconde de Tremembé. Atualmente ela abriga o Museu Histórico e Pedagógico, local que reúne toda a obra e mantém a memória do escritor. No local a visita monitorada por atores caracterizados com os personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo, título este que nomeia também o lugar.

Na praça central da cidade, uma escultura em madeira feita nos restos de uma árvore centenária pelos artistas Raimundo Ribeiro, Aristeu Monteiro e Marcos Gomes ilustra o personagem Jeca-Tatu, criado por Monteiro Lobato. Personagem esse que serviu de inspiração para Mazzaropi.

Ainda aproveitando o tema dos habitantes ilustres de Taubaté, o município também tem um museu dedicado a Mazzaropi. O local reúne em seu acervo mais de 6 mil documentos sobre o artista. Diversas peças cenográficas, assim como equipamentos de época utilizados por ele estão à disposição dois visitantes e além de  contarem a história do comediante, também ensinam sobre a história do cinema brasileiro. No Museu Mazzaropi é possível visitar a “Casa do Jeca” que já existia quando o ator comprou a Fazenda para construção de seus estúdios e foi aproveitada por ele como cenário em seus últimos cinco filmes.

O que também é interessante visitar é a Casa do Figureiro, espaço que agrega as atividades de confecção, exposição e venda da arte de figuras esculpidas em argila e barro. A oportunidade de se acompanhar o processo de produção das peças é algo que encanta aos turistas. Os artistas figureiros produzem peças decorativas, representando os tipos folclóricos da região, peças natalinas, principalmente com imagens da Sagrada Família e que retratam o cotidiano da cidade.

Entre outras atrações, estão a estátua de 13 metros de altura do Cristo Redentor, que  é um símbolo da religiosidade de Taubaté, a Capela de Nossa Senhora da Paz que fica aos pés da estátua e a antiga estação ferroviária. Na estação fica em frente ao parque Dr. Barbosa de Oliveira e chama a atenção por sua arquitetura antiga.

Do Portal do Governo do Estado