Conheça o Museu de Anatomia Veterinária da USP

Local foi aberto à visitação pública em 1984; acervo foi construído ao longo dos anos e atualmente conta com mais de mil exemplares

seg, 18/09/2017 - 10h02 | Do Portal do Governo

Uma viagem de aprendizado pelo organismo dos animais. É isso que oferece o Museu de Anatomia Veterinária Prof Dr Plínio Pinto e Silva (MAV), órgão de integração da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo do museu é desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de morfologia e anatomia animal.

O MAV foi aberto à visitação pública em 1984 e atualmente conta com pouco mais de mil exemplares formado ao longo dos anos, resultado de trabalhos de pesquisa, ensino, doações e permutas, ele é composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de diversos animais vertebrados.

A grande maioria das peças é de mamíferos, havendo, entre estes, representantes aquáticos, voadores, marsupiais, carnívoros, roedores, equídeos, bovídeos, suídeos e primatas, incluindo a espécie humana. Além disso, há modelos didáticos para ensino de anatomia.

Os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a anatomia de algumas espécies em uma verdadeira aula de veterinária durante um passeio pelo local. Atualmente, o museu conta com a exposição “Dimensões do Corpo: da anatomia à microscopia”, e tem o objetivo de mostrar com detalhes os animais, não só a parte externa, mas a interna, como o funcionamento do coração, rins, fígados e outros órgãos.