Conheça a diferença entre hipotiroidismo e hipertiroidismo

Tireoide é uma glândula que produz hormônios responsáveis por controlar a velocidade do metabolismo do corpo humano

qui, 13/06/2019 - 16h36 | Do Portal do Governo

Você sabia que a tireoide é uma glândula endócrina importantíssima para o funcionamento do organismo? Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo, influenciando no desenvolvimento do corpo e na atividade do sistema nervoso.

Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo e o hipertiroidismo, doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens. A funcionária pública Margarida Ferreira Mizzin conta que descobriu a enfermidade depois de um exame de rotina. “Eu sempre tive problema para perder peso. O endocrinologista pediu exames específicos da tireoide e em um desses exames detectou a deficiência do hormônio”, revela.

Hipotiroidismo

É uma doença que afeta o funcionamento da tireoide, glândula localizada no pescoço e responsável por produzir os hormônios T3 e T4. No hipotireoidismo, os níveis desses hormônios, que influenciam no metabolismo do corpo, ficam baixos.

De acordo com a endocrinologista, Suemi Marui, os sintomas dependem de cada um. “Em geral, o paciente reclama da dificuldade de perder peso, dores articulares, inchaço pelo corpo, um sono excessivo e intestino mais irritável”, conta.

Hipertiroidismo

Ao contrário do hipotireoidismo, no hipertireoidismo há uma grande produção de hormônios, que pode ser por um período curto (agudo) ou longo (crônico) de tempo. São sintomas da doença emagrecimento, taquicardia, leve tremor nas extremidades, irritabilidade e insônia.

Ficar de olho na alimentação é uma das melhores estratégias para manter a tireoide sob controle e prevenir problemas. Alguns hábitos alimentares são verdadeiros inimigos. O excesso de sal, açúcar, gorduras saturadas e alimentos refinados e industrializados afetam a tireoide e prejudicam a fabricação dos hormônios.

Cada diagnóstico necessita de um tratamento adequado que, quanto antes for iniciado, melhor e mais rápido o organismo do paciente vai reagir.