Confira programação da videoteca do Memorial

Mostra de filmes que tratam do tema da lembrança vai de hoje até 30 de outubro

ter, 02/10/2007 - 19h47 | Do Portal do Governo

Mnemósine é uma deusa caprichosa, faz com que nossas lembranças nos preguem peças e, ao tentarmos recriar o passado, ele quase sempre surge envolto em brumas. Lembrar passagens da infância, da adolescência ou mesmo fatos marcantes da vida adulta é uma maneira de revivê-los e, ao fazermos essa tentativa, estamos buscando sentido em coisas de nosso presente. O cinema produziu clássicos “da memória”, perpetuando relatos que iluminam nossas vidas e que também já fazem parte de nossa história. No mês de outubro, a Videoteca do Memorial irá dedicar a programação aos filmes que tratam do tema da lembrança.

Período: 2 a 31 de outubro de 2007

Horário das Sessões:   Terça a Sexta (10h, 12h e 15h)
Sábado (10h30 e 12h30)
Nos dias 09 e 24, excepcionalmente sessões às 10h e 14h

Biblioteca Latino-Americana Victor Civita
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda
Entrada franca
Tel. (11) 3823-4600

Dias 2 e 17
MORANGOS SILVESTRES
(Smultronstället). Direção de Ingmar Bergman. Suécia. 1957. 95 min. Com Victor Sjostrom, Bibi Anderson, Ingrid Thulin, Gunnar Bjornstrand, Max Von Sydow.

A caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, o professor de medicina Isak Borg relembra os principais momentos de sua vida.

Dias 2 e 31
MENINO DE ENGENHO
. Direção de Walter Lima Jr. Brasil. 1965. 81 min. Com Geraldo Del Rey, Sávio Rolim, Anecy Rocha, Maria Lúcia Dahl, Antônio Pitanga.

Em meio à decadência da aristocracia rural nordestina, menino perde a mãe e é enviado à fazenda de parentes para ser criado. Sua adaptação ao novo mundo é difícil e marcada por emoções dolorosas. Baseado no romance de José Lins do Rego.

Dias 3 e 18
O MENSAGEIRO
(The Go-Between). Direção de Joseph Losey. Inglaterra. 1971. 111 min. Com Julie Christie, Alan Bates, Dominic Guard, Margaret Leighton, Michael Redgrave.

Homem relembra fato que ocorreu quando era garoto, em que serviu de intermediário entre uma jovem aristocrata e um fazendeiro, entregando cartas de amor. Escrito pelo dramaturgo Harold Pinter a partir de romance de L.P.Hartley.

VERÃO DE 42 (Summer of’42). Direção de Robert Mulligan. EUA. 1971. 104 min. Com Jennifer O’Neill, Gary Grimes, Jerry Houser, Oliver Conant, Katherine Allentuck.

Nos Estados Unidos, em plena II Guerra, um garoto de 15 anos passa o verão na praia com a família. Inocente e bem-intencionado, faz da procura do significado do sexo seu passatempo predileto. Casualmente, relaciona-se com a mulher de um soldado. A história é contada pelo próprio personagem (agora adulto).

Dias 4 e 19
AMARCORD
(Amarcord). Direção de Federico Fellini. Itália. 1973. 118 min. Com Bruno Zanin, Magali Noel, Ciccio Ingrassia, Pupella Maggio, Armando Brancia.

A crônica, ao mesmo tempo onírica e nostálgica, de uma cidade italiana nos anos 30 e seus vários e excêntricos personagens. Sob o ponto de vista de um adolescente, registra as neuroses familiares, o desabrochar da sexualidade e a ascensão do fascismo. Relato autobiográfico do diretor.

PAI PATRÃO (Padre Padrone). Direção de Paolo e Vittorio Taviani. Itália. 1977. 108 min. Com Omero Antonutti, Saverio Marconi, Marcella Michelangeli, Fabrizio Forte.

A vida de Gavino Ledda, mostrando sua infância miserável na Sardenha, oprimido pela ignorância do pai, sua passagem pelo continente e a volta à aldeia natal. Baseado na autobiografia de Ledda, um dos mais importantes escritores italianos contemporâneos.

Dias 5 e 20
QUANDO PAPAI SAIU EM VIAGEM DE NEGÓCIOS
(Otac Na Sluzbenom Putu). Direção de Emir Kusturica. Iugoslávia. 1985. 118 min. Com Moreno D’E Bartolli, Miki Manojlovic, Mirjana Karanovic, Mustafa   Nadarevic, Mira Furlan.

Vítima de intrigas, funcionário público da Iugoslávia dos anos 50 é preso. A família conta a seu filho que o pai viajou a negócios. A história é contada pelo ponto de vista que o garoto tem do mundo adulto.

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS. Direção de Cao Hamburguer. Brasil. 2006. 106 min. Com Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Paulo Autran, Simone Spoladore, Eduardo Moreira, Caio Blat.

Em 1970, a maior preocupação na vida de um garoto de 12 anos pouco tem a ver com a ditadura militar que impera no País: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus.

Dias 6 e 23
MINHA VIDA DE CACHORRO
(Mitt Liv Som Hund). Direção de Lasse Hallström. Suécia. 1985. 101 min. Com Anton Glanzelius, Anki Liden, Tomas von Brömssen, Melinda Kinnaman, Kicki Rundgren.

Com o agravamento da saúde da mãe, garoto é enviado a uma aldeia da Suécia, para viver na casa do tio. Um mundo novo se descortina e ele passa a comparar sua vida às coisas que acontecem no mundo. Baseado em romance autobiográfico de Reidar Jönsson.

CONTA COMIGO (Stand By Me). Direção de Rob Reiner. EUA. 1986. 85 min. Com Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Corey Feldman, Jerry O´Connell, Kiefer Sutherland.

Na década de 50, quatro meninos selam um pacto de amizade ao decidir encontrar o cadáver de um garoto não localizado pela polícia. Baseado em conto de Stephen King, que narra um episódio de sua própria infância.   

Dias 9 e 24 ( Excepcionalmente sessões às 10h00 e 14h00)
FANNY E ALEXANDER (Fanny och Alexander). Direção de Ingmar Bergman. Suécia/França/Alemanha. 1982. 180 min. Com Börge Ahlstedt, Pernilla Allwin, Gunn Walgren, Ewa Fröling, Jarl Kulle, Erland Josephson.

O universo de uma família sueca apresentado pela ótica de duas crianças durante uma festa de Natal.

A FAMÍLIA (La Famiglia). Direção de Ettore Scola. Itália/França. 1986. 123 min. Com Vittorio Gassman, Stefania Sandrelli, Fanny Ardant, Philippe Noiret, Carlo Dapporto.

O cotidiano de uma família italiana desde o início do século XX, contado por um membro que funciona como um bardo atemporal, falando de seus pais, tias, avós e irmãos. A narrativa é iniciada em seu nascimento e termina no dia de seu 80º aniversário

Dias 10 e 25
ADEUS, MENINOS
(Au Revoir les Enfants). Direção de Louis Malle. França/Alemanha. 1987. 103 min. Com Gaspard Manesse, Raphael Fejtó, Francine Racette, Stanislas Carré de Melberg, Philippe Morier-Genoud.

Baseado nas memórias do próprio diretor, que, aos 12 anos, freqüentou um colégio católico próximo a Fontainebleau, no qual se refugiavam clandestinamente jovens judeus. O filme narra o cotidiano de professores e alunos em 1944, na época da ocupação nazista.

A ERA DO RÁDIO (Radio Days). Direção de Woody Allen. EUA. 1987. 85 min. Com Mia Farrow, Seth Green, Julie Kavner, Danny Aiello, Dianne Wiest, Jeff Daniels.

As divertidas e comoventes lembranças de um garoto e sua família judia do Queens, na década de 40, pontuadas pela presença constante do rádio. Nostálgica homenagem aos personagens e programas da idade de ouro do rádio americano, sob a ótica da infância do diretor (que faz a narração). 

Dias 11 e 26
ESPERANÇA E GLÓRIA
. (Hope and Glory). Direção de John Boorman. Inglaterra. 1987. 107 min. Com Sarah Miles, David Hayman, Derrick O’Connor, Susan Wooldridge, Ian Bannen, Sebastian Rice Edwards, Geraldine Muir.

A II Guerra Mundial vista pelos olhos de um menino que vive com a família num bairro de baixa classe média inglesa, que sofre constantes bombardeios. Baseado na própria infância do diretor.

AGONIA E GLÓRIA (The Big Red One). Direção de Samuel Fuller. EUA. 1980. 113 min. Com Lee Marwin, Stéphane Audran, Steve Guttenberg, Robert Carradine, Mark Hamill.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um sargento americano comanda uma companhia de infantaria em diversas missões na Europa, atormentado por um fato acontecido na Primeira Guerra. Fuller, diretor e roteirista, baseou-se em suas experiências como soldado.

Dias 13 e 27VOZES DISTANTES (Distant Voices, Still Lives) . Direção de Terence Davies. Inglaterra. 1988. 84 min. Com Freda Dowie, Pete Postlethwaite, Angela Walsh, Dean Williams, Lorraine Asbourne.

Em Liverpool, durante os anos 40 e 50, família de classe média assalariada vive em função do pai; filhos e amigos crescem e se casam, mas suas vidas repetem, com pequenas variações, a da família inicial. Roteiro autobiográfico do diretor.

O FIM DE UM LONGO DIA (The Long Day Closes). Direção de Terence Davies. Inglaterra. 1992. 84 min. Com Leigh McCormack, Marjorie Yates, Anthony Watson, Nicholas Lamon, Ayse Owens.

Nos anos 50, em Liverpool, garoto divide-se entre os carinhos da mãe, as músicas que ela canta e o fascínio pelo cinema. Idílio autobiográfico do diretor Davies, uma espécie de continuação de Vozes Distantes.

Dias 16 e 30
DESAFIO NO BRONX
( A Bronx Tale).  Direção de Robert De Niro. EUA. 1993.   120 min. Com Robert De Niro, Chazz Palminteri, Lillo Brancato, Francis Capra, Joe Pesci.

O crescimento de um garoto no bairro italiano do Bronx, dividido entre a admiração pelo pai e o fascínio pelos pequenos mafiosos do lugar.

O DESPERTAR DE UM HOMEM (This Boy’s Life). Direção de Michael Caton-Jones. EUA. 1993. 115 min. Com Robert De Niro, Ellen Barkin, Leonardo Di Caprio, Chris Cooper.

Nos anos 50, um adolescente vê sua vida alterada pelo homem rude com quem sua mãe se relaciona. Evocação da adolescência em choque com os costumes da época e com o autoritarismo em família. Extraída do livro biográfico de Tobias Wolf.

Dias 17 e 31
CINEMA PARADISO
(Nuovo Cinema Paradiso). Direção de Giuseppe Tornatore. Itália. 1989. 117 min. Com Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio, Marco Leonardi.

Ao receber a notícia de que o projecionista do cinema de sua cidade natal morrera, cineasta bem-sucedido que vive em Roma recorda-se da infância e da adolescência na Sicília.

Da Assessoria de Imprensa do Memorial da América Latina
(C.C.)