Concorrido curso de Processos Fotográficos faz sucesso na Etec de Artes

Outros opções como Produção de Áudio e Vídeo, Teatro, Dança e Canto também possuem alta procura

sex, 17/08/2018 - 12h48 | Do Portal do Governo

Os cursos na área cultural vêm fazendo sucesso entre os jovens das Etecs em 2018. Um grande exemplo é o de Processos Fotográficos, com 16,20 no índice de candidatos por vaga, na Etec de Artes de São Paulo.

O curso técnico de Processos Fotográficos teve início em 2010, na Etec de Carapicuíba. Hoje, é oferecido também na Etec Dep. Salim Sedeh, de Leme, e na Etec de Artes, na zona norte da Capital.

O aluno aprende a linguagem fotográfica utilizando recursos tecnológicos para produção de imagens em ambientes externos e estúdios de fotografia, além de executar o tratamento, a edição e o gerenciamento de imagens. Pode atuar em eventos, estúdios, jornais, agências, produtoras e laboratórios digitais.

De acordo com a diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do Centro Paula Souza (CPS), Lucília Guerra, a boa procura se deve ao aumento das oportunidades profissionais e pelas possibilidades que a arte traz para o enriquecimento pessoal.

“Cada vez mais surgem novos espaços de cultura que demandam profissionais talentosos e com boa formação. Além disso, existe um público que procura esses cursos como uma forma de alavancar sua carreira com novas habilidades que estimulem seus processos criativos”, afirma.

Já o coordenador do curso de Processos Fotográficos da Etec de Carapicuíba, Célio Coscia, explica que o diferencial está no currículo: “é um curso completo, voltado para o mercado de trabalho. O estudante aprende todos os fundamentos técnicos e artísticos, inclusive, como fazer a gestão de um estúdio”, destaca, também apontando que o alto nível de conhecimento dos alunos atrai empresas da região em busca de novos profissionais.


Mercado de trabalho

Os alunos formados em Processos Fotográficos podem atuar em: Agências de comunicação; Estúdios fotográficos; Editoras; Jornais; Laboratórios fotográficos digitais; Assistências técnica e  Departamentos de comunicação de empresas em geral, como funcionário ou profissional autônomo.

 

Outros cursos na área cultural também se destacam

Outros cursos, como Produção de Áudio e Vídeo, Teatro, Dança e Canto também estão se consolidando na lista de mais procurados, com uma média de mais de 10 candidatos por vaga.

Para quem gosta do mundo do audiovisual e das novas tecnologias de comunicação em meios eletrônicos pode concorrer a uma vaga nos cursos de Produção de Áudio e Vídeo e de Multimídia. A Etec Jornalista Roberto Marinho, na zona sul da Capital, oferece os dois cursos. O diretor da Etec, Mauro Araújo Gut, conta que é comum os jovens procurarem as duas certificações sequencialmente.

“As formações são complementares. Enquanto um curso aborda a produção do material audiovisual, o outro trabalha a transposição entre mídias.” Ele ressalta ainda que o advento das mídias digitais nos últimos anos gerou um boom de produtoras segmentadas no mercado, ampliando a demanda por profissionais qualificados. O curso de Multimídia também é oferecido na Etec de Carapicuíba.

Já a expressão corporal é o foco para quem deseja formação em Teatro ou Dança. O técnico em Teatro aprende métodos de improviso, atuação, preparação vocal e corporal. Já o curso de Dança forma profissionais para atuar como bailarinos, dançarinos, diretores ou assistentes de palco.

São formações oferecidas exclusivamente na Etec de Artes. Para o diretor Cláudio Aparecido Sant’Ana, o atrativo dos cursos está na proposta pedagógica diferenciada. “A maior parte dos alunos são profissionais que já tiveram contato com a arte. Além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, eles querem obter um novo olhar sobre o que já fazem, com uma visão crítica e inovadora”, ressalta.