Competição esportiva promove integração entre alunos da Unesp

Primeira etapa das atividades ocorreu em São José dos Campos, neste sábado (29); ideia é incentivar a saúde e integração social

qui, 04/07/2019 - 11h28 | Do Portal do Governo

Estudantes de 22 unidades da Universidade Estadual Paulista participaram, neste sábado (29), em São José dos Campos, de mais uma edição da Copa Unesp, com as disputas na modalidade vôlei de praia. A competição é uma iniciativa do Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (Numis), braço do Programa Bem Viver para Todos.

A iniciativa busca combater o sedentarismo e a obesidade entre alunos, professores e servidores da instituição de ensino. “O esporte em si dá uma conotação da competitividade. A iniciativa é para sair da inércia. Mesmo quem está jogando xadrez ou dama está participando ativamente dessa integração na universidade. Trabalhamos muito também a saúde mental”, explica Márcio Alexandre Cardoso, coordenador do Numis, à TV Unesp.

Apoio

O Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde conta com o apoio da responsável pela organização dos eventos esportivos na Unesp, a Liga Interuniversitária de Esportes Universitários (LIEU). “Trabalhamos durante todo o ano para trazer o esporte para o meio universitário, que é o nosso maior objetivo”, salienta à TV Unesp o presidente da LIEU, Rafael Silvério.

De acordo com a vice-diretora da unidade da Unesp em São José dos Campos, Rebeca Di Nicoló, sediar o evento também é uma forma de aproximar o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da própria instituição de ensino.

“Nosso campus é pequeno. Então, é muito importante que os alunos de outras unidades possam conhecer o nosso município. É um prazer muito grande receber os alunos”, ressalta à TV Unesp a vice-diretora.

Os jogos de vôlei de praia são a primeira etapa da Copa. Outras duas fases ocorrerão até outubro, reunindo mais modalidades esportivas. “Mantivemos os esportes do ano passado. Porém, em 2019, a preparação dos atletas está um pouco melhor. A expectativa é de trazer ainda mais competidores e envolver ainda mais a universidade”, afirma Thays Costa, presidente da competição, à TV Unesp.