Começa terceira etapa da campanha de vacinação contra gripe

A partir desta quarta-feira (09), imunização priorizará professores e pacientes com doenças crônicas no Estado

qua, 09/05/2018 - 9h57 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira (09), a campanha nacional de vacinação contra gripe se estende a um novo grupo. Nesta fase, serão imunizados portadores de doenças crônicas, como cardiopatias, diabetes, HIV positivo e imonudeprimidos e outras comorbidades, bem como professores da rede pública ou privada.

Até 1º de junho, o Governo do Estado de São Paulo pretende vacinar 10,7 milhões de paulistas contra o vírus Influenza. Só na última etapa da ação, que teve início no dia 02 de maio, imunizou mais de 80 mil crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos, além de gestantes e puérperas. Vale lembrar que neste sábado (12) acontece o Dia D da campanha voltado a todos os grupos do público-alvo.

“A vacinação continua para os grupos que que tiveram a imunização iniciada nas etapas 1 e 2; portanto, tanto esses grupos quanto os novos públicos podem e devem comparecer aos postos”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Segundo a médica, é importante ressaltar que a vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, uma vez que é composta apenas por fragmentos do vírus que causam a devida proteção. O composto, dessa forma, irá prevenir a população alvo contra os tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Campanha

A vacina é a maneira mais eficaz de se proteger contra a doença. Sendo assim, a Secretaria da Saúde mostrou que o São Paulo já vacinou 2 milhões de pessoas nos primeiros sete dias de campanha, iniciada em 23 de abril. Com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, ela ocorre em diferentes etapas para estabelecer grupos prioritários.

“Vacinar inicialmente esses grupos prioritários é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonias, otites e sinusites”, explica o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.

A produção da substância é feita pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à pasta, que disponibilizou mais de 60 milhões de doses ao Governo Federal para a realização da campanha em todo o Brasil. Em São Paulo, a campanha conta com cerca de 6,5 mil postos de vacinação.