Coleção Aplauso chega a bibliotecas escolares

Série publicada pela Imprensa Oficial visa resgatar e preservar memória dos grandes nomes das artes

qui, 20/12/2007 - 12h49 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h19 

Alunos das 4.000 escolas estaduais de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio de São Paulo poderão conhecer as biografias de atores e atrizes brasileiros publicadas pela Coleção Aplauso. Os primeiros 20 títulos começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira, 20. O governador José Serra esteve hoje na Escola Estadual Professor Antonio Firmino de Proença, no bairro da Mooca, zona leste da capital, para entregar os livros e também as novas instalações da biblioteca da escola.

Saiba quais são os títulos do primeiro kit  

Aplauso

Publicada pela Imprensa Oficial do Estado, a Coleção Aplauso é composta por mais de 100 biografias de grandes nomes das artes, seja cinema, televisão ou teatro, sempre escritas em primeira pessoa. O objetivo é resgatar e preservar a memória artística nacional.

De acordo com o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, a cada três meses, as escolas receberão lotes com 20 títulos, até que todas as 4.000 bibliotecas e salas de leitura tenham a coleção completa no acervo.

Na opinião da secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, a idéia é motivar os alunos a conhecer melhor a história do cinema, teatro e televisão brasileiros, além de despertar vocações. “Há de ter muitos alunos com alguma vocação para o cinema ou teatro, que pode ser despertada pela leitura das histórias de vida desses atores e atrizes”, afirmou. Entre os perfilados pela Coleção Aplauso, não é raro encontrar trajetórias de pessoas, muitas vezes humildes, que se projetaram por conta dos próprios méritos e talento.

Entusiasmada com a coleção, a diretora da escola Professor Antonio Firmino de Proença, Catarina Munhoz, informou que deve realizar um trabalho com os professores para que os alunos sejam incentivados a ler as biografias.

Empresas educadoras

A biblioteca da escola que recebeu hoje os primeiros livros da Coleção Aplauso passou por reforma, foi ampliada e remodelada. As obras foram realizadas a partir de uma parceria com a Imprensa Oficial do Estado, que investiu cerca de R$ 100 mil na ação.

“A Imprensa Oficial se preocupa muito com essa questão da Educação. Resolvemos, então, aderir ao programa estadual Empresas Educadoras, no qual empresas adotam escolas”, explicou Hubert Alquéres.

O presidente da Imprensa Oficial conta que a biblioteca da escola ocupava uma sala pequena e os livros ficavam amontoados em estantes de metal, muito antigas e enferrujadas, o que prejudicava a conservação do acervo.

Com a parceria, a biblioteca praticamente dobrou de tamanho e hoje ocupa 128 metros quadrados e conta com uma confortável sala de leitura. Além disso, recebeu 10 computadores com monitores de LCD e estantes de madeira. “Ficou um lugar muito mais agradável e convidativo. Isso certamente vai contribuir para despertar nos alunos o gosto pela leitura”, opinou Alquéres.

De acordo com a diretora da escola, as novas instalações estão chamando a atenção não apenas dos alunos e professores, mas também da comunidade local. “Pessoas que não são da escola já nos procuraram para saber se poderão usar o novo espaço”, contou Catarina Munhoz.

Reforma

Além da remodelação da biblioteca, a Professor Antonio Firmino Proença está passando por reformas. Há cerca de 15 dias, a Secretaria Estadual de Educação iniciou as obras, que incluem reforma no telhado e pintura. A previsão é que a intervenção, orçada em R$ 162 mil, seja concluída antes do início do ano letivo.

Cíntia Cury