Cine Sabesp mostra de cinema ambiental no dia 9 de dezembro

Objetivo é utilizar o cinema para fomentar o debate sobre o meio ambiente

ter, 07/12/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Cine Sabesp realiza na quinta, 9, a partir das 9h30, o Ecocine Sabesp – Mostra de Cinema Ambiental. O objetivo é utilizar o cinema para fomentar o debate sobre o meio ambiente. A Mostra é destinada a educadores ambientais da Sabesp, convidados, estudantes, universitários e professores, mas também é aberta ao público em geral. Serão sete sessões gratuitas de filmes, todas com exibição no dia 9 e de temática ambiental. As sessões serão seguidas de debates com os diretores.

Para participar, o interessado deve enviar um e-mail para contato@grupotao.org.br informando a sessão escolhida, o número de convidados (caso de escolas, por exemplo) e retirar o ingresso com pelo menos 30 minutos de antecedência da sessão na bilheteria do Cine Sabesp.

A Mostra será aberta com mesa de representantes da Sabesp, da Secretaria de Cultura, do Planeta Sustentável (Editora Abril), do diretor do documentário “Efeito Reciclagem”, Sean Walsh, e do catador Claudinês Alvarenga, cuja vida é retratada na produção. O filme – inédito em São Paulo – será exibido em seguida, às 10h30.

“Quando inauguramos o Cine Sabesp, em junho deste ano, um dos compromissos da empresa foi justamente fazer uma junção entre a produção cinematográfica e a educação. Ao promovermos a Mostra de Cinema Ambiental estamos cumprindo parte deste compromisso. Esperamos atrair a atenção de educadores, professores e estudantes”, afirma Adriano Stringhini, superintendente de comunicação da Sabesp.

Documentário premiado – “Efeito Reciclagem” foi premiado como melhor longa-metragem no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiânia (GO), em 2010. Recebeu, ainda, os seguintes prêmios: no Festival CineEco Seia Portugal, levou os prêmios “Lusofonia” (melhor filme de língua portuguesa) e “Valorização de Resíduos”; na Inglaterra, ficou com o prêmio de melhor fotografia no Filmmaker Film Festival Kent. O documentário é sobre a vida de Claudinês Alvarenga, coletor de materiais recicláveis. Da periferia ao centro, a cidade de São Paulo serve como pano de fundo para a história do trabalho deste homem e de sua numerosa família, incentivando o espectador a uma reflexão sobre a necessidade urgente de reciclar não só materiais e produtos, mas também suas atitudes e ideias.

Mostra Infanto-juvenil – Às 13h, será a vez das crianças participarem com a Mostra Infanto-Juvenil Bem-te-Vi, cujo projeto consiste na criação de núcleos de produção audiovisual em espaços públicos, como escolas, casas de culturas e centros comunitários. Desses núcleos saem as produções de animação, ficção e documentários. Crianças e adolescentes realizam todo o processo de realização do audiovisual (roteiro, produção, direção, finalização).

Planeta Sustentável – Às 15h, acontece a Sessão do Planeta Sustentável, na qual será exibido filme sobre mudanças climáticas. Em seguida, especialista convidado comentará o filme e participará de bate-papo com os jovens.

Vídeoarte – Às 17h será a vez da Sessão de Vídeoarte, com a Mostra “Poéticas Líquidas”, de Hugo Fortes e convidados. Professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, Hugo Fortes investiga a presença da água como material e poética na arte contemporânea. O trabalho abrange tanto o estudo de obras de diversos artistas contemporâneos, brasileiros e internacionais, bem como a análise e comentários oriundos da criação das obras do professor.

Xié – Às 19h, será apresentado o documentário Xié – nome emprestado de um rio ao norte da floresta amazônica, em cujas margens a ONG paulista “Expedicionários da Saúde” implantou um hospital temporário, em abril de 2008. Através da expedição cirúrgica, o filme revela a vida dos habitantes de uma das regiões menos exploradas do Brasil – as diversas etnias indígenas que vivem na fronteira entre Brasil, Venezuela e Colômbia.

Lixo Extraordinário – A Mostra encerra às 21h, com exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, sobre o artista plástico Vik Muniz. “Lixo Extraordinário” foi listado entre os 15 documentários que a Academia de Hollywood indicou na lista prévia das produções que poderão concorrer ao Oscar. Com coprodução O2 filmes (Brasil) e Almega Projects (Inglaterra), o documentário tem direção conjunta de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Filmado ao longo de quase três anos, “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho de Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis. O objetivo inicial de Muniz era “pintar” esses catadores com o lixo. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente.

Confira a programação:

9h30 – RECEPÇÃO
10h – ABERTURA

10h30 – Sessão de cinema
Filme EFEITO RECICLAGEM, de Sean Walsh
Duração – 93 minutos
Debate

13h – Sessão BEM-TE-VI
Filmes infanto juvenis – Projeto BEM-TE-VI, de Ariane Porto
Filme VISITA A ALDEIA GUARANI, de Chico Guariba
Duração – 70 minutos
Debate

15h – Sessão Planeta Sustentável
Exibição de filme e debate
Duração – 52 minutos

17h – Sessão de Vídeo Arte
Mostra de Vídeo Arte POÉTICAS LÍQUIDAS
Filmes HUGO FORTES e convidados
Duração (filmes e debates) – 120 minutos

19h – Sessão de cinema
Filme XIÉ, de Otávio Cury
Duração – 72 minutos
21h – Sessão de cinema
Filme LIXO EXTRAORDINÁRIO, de Lucy Walker
Duração – 90 minutos

22h30 – Coquetel de encerramento

Da Sabesp