Ciência e Arte nas Férias atrai grande público

Evento reunirá até 1 de fevereiro 125 alunos selecionados que desenvolverão atividades nas unidades de ensino e pesquisa

dom, 06/01/2008 - 18h05 | Do Portal do Governo

Começou nesta sexta-feira, 4, no auditório I do Centro de Convenções da Unicamp, a sexta edição do programa Ciência e Arte nas Férias. Realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, o programa é destinado a estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região. Reunirá, até 1 de fevereiro, 125 alunos selecionados entre 311 inscritos, que desenvolverão atividades nas unidades de ensino e pesquisa da Unicamp.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Daniel Pereira, o programa, apesar de consolidado, tem um desafio que se renova a cada ano, porque é realizado em um período considerado não-ideal do ponto-de-vista de trabalho e atuação da Universidade, uma vez que professores e alunos estão em período de férias. “Porém, a presença dos alunos, professores da rede de ensino e, também, de docentes, diretores de unidades, pró-reitores e alunos da Universidade, presentes no auditório, dá uma satisfação muito grande”, afirmou Pereira.

O pró-reitor avaliou que o sucesso do programa também se verifica nas parcerias realizadas pela Unicamp. “De fato, hoje temos parcerias muito importantes contribuindo para a realização deste evento”, disse. Particularmente ele mencionou duas delas, que são agências de fomento do mais alto nível nacional e de reconhecimento internacional. O Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), que concede uma bolsa a todos os estudantes com um valor relativamente simbólico, porém muito importante em termos de reconhecimento. E também a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que financia uma parte importante das atividades que aqui se realizam. Uma outra parceria, segundo ele, muito importante foi realizada com o Sistema Anglo de Ensino de preparação para o vestibular. “Isso tem permitido que todos os alunos que participam do programa, e que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio, recebam uma bolsa integral”, disse Pereira.

Idealizador do programa ainda quando ocupava o cargo de pró-reitor de Pesquisa, o coordenador-geral da Unicamp, professor Fernando Costa, disse que esse evento representa uma ação muito relevante da Universidade na sua interação com a sociedade e com o ensino médio. “A Unicamp, através de suas unidades de ensino e pesquisa e também dos centros e núcleos, tem numerosas interações com o ensino médio da cidade, da região, do Estado e do país. Esse evento é uma dessas ações”, observou.

Retorno – Participantes do Ciência e Arte nas Férias, edição 2007, Anderson Augusto Duarte e Afonso Lima da Silva também conseguiram ser selecionados para a edição 2008. Segundo os estudantes, voltar à Unicamp é muito bom, ainda mais quando se pode ganhar uma bolsa integral de curso pré-vestibular. Aluno da Escola Estadual Disnei Francisco Scornaienchi, no Parque Jambeiro, em Campinas, Anderson contou que, por meio dessa participação em 2007, conseguiu várias oportunidades de estágio. Ele desenvolveu projeto na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e esse ano segue para a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), na área de Mecatrônica. “Batalhei bastante para estar aqui esse ano”, confessou Anderson.

Aluno da Escola Municipal “Adoniram Barbosa”, de Valinhos, Afonso afirmou que em 2007, quando esteve no Instituto de Química (IQ), aprendeu muita coisa nova. “Esse ano vou para a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e espero aprender mais coisas novas ainda”, revelou. Porém, comentou que o seu futuro profissional deve estar na Faculdade de Engenharia Química.

A cerimônia de abertura do evento contou com a participação do professor Rogério Custódio, coordenador do Programa Ciência e Arte nas Férias, além das professoras Neiva dos Santos Toledo, coordenadora de formação da Secretaria Municipal de Educação; Mara Silvia Nigro Esteves, representante da Diretoria de Ensino da região Campinas Leste; e Silvana Correia Pereira, representante da Diretoria de Ensino da região Campinas Oeste. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas na página do evento.

Da Unicamp