Cidadania para Todos soma mais de 7 mil atendimentos

Programa leva serviços de acesso à Justiça, cidadania, saúde e lazer para moradores de bairros com alta vulnerabilidade social

qua, 10/10/2007 - 15h37 | Do Portal do Governo

A dona-de-casa Maria de Lourdes da Silva, 43 anos, não precisou sair do Jardim São João, bairro localizado em uma área periférica do município de Francisco Morato, para solicitar as carteiras de identidade de seu filho Caíque, 9 anos, e da neta Nicole, de apenas 10 meses.

Maria de Lourdes foi uma das 7,6 mil pessoas que participaram do Cidadania para Todos, projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa levar serviços de acesso à Justiça, cidadania, saúde e lazer para os moradores de bairros com alta vulnerabilidade social, realizado na semana passada em Francisco Morato.

Durante os três dias de evento, o serviço mais disputado foi o de emissão de documentos, como a 2ª via de certidões, RG e carteira de trabalho. Ao todo, mais de mil pessoas solicitaram documentos. Por trás deste número, se esconde uma realidade triste. “Identificamos uma demanda delicada. Muitas mulheres procuram a emissão da 1ª via de RG para que seus filhos possam ter acesso à penitenciária em dias de visita”, observa a diretora do CIC Francisco Morato, Andréa Rosangela da Silva.

Segundo Andréa, os vários bairros envolvidos no projeto são extremamente carentes, sem acesso à informação e de extrema vulnerabilidade social. Neste sentido, a presença do Estado é fundamental. A Secretaria da Justiça mantém um posto fixo no município e uma vez por mês realiza um “mutirão” em bairros na área de atuação de um dos dez postos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), localizados nos extremos Oeste, Leste, Norte e Sul (3 postos) da capital e outros três na região metropolitana (Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e Francisco Morato) e em Campinas.

Ainda segundo a diretora do CIC, a fragilidade da região é enorme e o objetivo do projeto é que a comunidade dê continuidade a alguns serviços oferecidos pelo projeto. “A escolha desse bairro [Jardim São João] foi dos parceiros do CIC em articulação com a comunidade. Identificamos um bairro distante do posto e fizemos o mapeamento local, detectando a necessidade de o projeto vir para cá”.

Na área da saúde, o “Cidadania para Todos” proporcionou o mutirão de catarata, orientação odontológica e serviço de medição de peso e altura. No entanto, chamou a atenção os quase dois mil atendimentos para moradores que buscavam informações de prevenção às drogas, saúde e planejamento familiar. Só a palestra do presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Laerte Pires, reuniu 400 pessoas. Outros dois temas despertaram o interesse da comunidade: Gravidez na adolescência (588 atendimentos) e orientação sobre DST/AIDS (450 atendimentos).

Para a presidente da Ong Mães Guerreiras do Jardim Aparecida, Solange Mendes da Silva, a região precisa de tudo e os moradores querem crescer. “Viemos aqui para somar e tudo que o CIC puder nos proporcionar vamos usufruir. Aqui é uma comunidade muito pobre, precisamos fazer crescer as parcerias e a comunidade junto”, finaliza.

O lazer também esteve presente e foi muito prestigiado. Na Roda de Leitura, os contadores de histórias envolveram 780 crianças com discussão de temas como contos populares, ecologia e meio ambiente. A atração de sábado foi a presença do Greenpeace que cedeu 40 mudas de árvores para a plantação do cinturão e orientação ambiental com os integrantes da organização, Benedito Rodrigues Correa (o Correa do Mel) e Alan Tubero.

Principais serviços prestados

Bate-papos:

– Gravidez na Adolescência;

– Prevenção às Drogas.Orientações:

– Orientação odontológica;

– Orientação sobre DST/AIDS;

– Orientação sobre Planejamento Familiar;

– Orientação sobre direitos do consumidor com Procon-SP.Emissão de Documentos:

– Preenchimento de formulário para requerer 1ª via de RG;

– Solicitação de 1ª via de RG;

– Solicitação de Carteira de Trabalho;

– Solicitação de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.Lazer:

– Roda de leitura para crianças.

– Corte de cabelos;

– Manicure;

– Pintura no rosto das crianças;

– Oficina “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras”;

– Exposição de artesanatos da APAE;

– Canil da Polícia Militar;

– Exposição ambiental da Guarda Florestal;

– Atividades esportivas para crianças e jovens.Saúde:

– Medição de Pressão Arterial;

– Medição de peso e altura;

– Orientação com nutricionista sobre alimentação;

– Mutirão de Catarata;

– Fisioterapia para Incontinência Urinária: para Mulheres 

 Por Patrícia Paz, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(C.C.)