CHN ganha novo layout a partir desta segunda-feira (2)

Alterações tornam o documento mais seguro; quem tem CNH dentro do prazo de validade não precisa trocar pelo novo modelo

seg, 02/01/2017 - 15h58 | Do Portal do Governo

As CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) emitidas a partir desta segunda-feira (2) vão ganhar novas cores e itens de segurança, atendendo a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), válida para todo o país.

Entre as principais alterações está a troca pela cor preta da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo das atuais carteiras, acima da foto de identificação da pessoa. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter do lado direito o mapa do Estado responsável pela emissão da CNH.

No alto do lado esquerdo, sob o Brazão da República, a imagem do mapa do Brasil passa a ser impressa com tinta especial, aumentando a segurança contra falsificações. Todo o fundo do documento vai ficar mais amarelo e alguns elementos gráficos, como números, poderão ser conferidos com o uso de luz ultravioleta.

A CNH ganhará brasões da República impressos, que só serão vistos com o uso de luz negra. Na parte de baixo do documento haverá uma holografia com a sigla CNH impressa repetidas vezes e adição de novos fios de microletras.

As mudanças prosseguem com o acréscimo de outros itens de segurança como números adicionais de identificação nacional e estadual e código númerico com base em dados individuais de cada CNH, que permite a verificação da autenticidade pelos agentes de trânsito, por meio de aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

As mudanças não interferem na rotina de emissão da CNH pelo postos do Poupatempo e unidades do Detran.SP, tampouco no tempo de atendimento, já que as alterações necessárias para a emissão dos documentos já foram providenciadas. Não há necessidade de troca pelos novos modelos das CNHs atuais que estão dentro do prazo de validade.

Do Portal do Governo do Estado