Cetesb comemora 50 anos de fundação com solenidade em São Paulo

Jubileu de Ouro promovido pela Companhia Ambiental do Estado teve participação de autoridades, colaboradores e diretores

ter, 24/07/2018 - 17h48 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (24), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) promoveu a solenidade de comemoração de 50 anos, que reuniu diretores, funcionários e autoridades. A cerimônia teve a participação do governador Márcio França, que prestigiou atividades programadas para o dia, e de secretários de Estado.

Durante o discurso, o governador destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos colaboradores ao longo das cinco décadas. “Vocês acabaram orientando parte importante do Brasil pelo serviço na Cetesb, que serviu de exemplo praticamente em todos os Estados. Mais do que isso, vocês escreveram a história de um capítulo na questão ambiental do mundo. A Cetesb é referência no planeta em muitas áreas”, enfatizou Márcio França.

A programação começou com o hasteamento de bandeiras da Cetesb, do Estado de São Paulo e do Brasil, além da execução do Hino Nacional, pela banda da Polícia Militar do Estado. Um ato religioso também foi realizado para celebrar a fundação, que remonta à data de 24 de julho de 1968, sob a denominação de Centro Tecnológico de Saneamento Básico.

Novidades

O diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos, agraciou o governador e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Trani, com um “bottom” contendo a logomarca dos 50 anos da companhia. Diversas novidades foram anunciadas, como, por exemplo, a primeira de uma série de “árvores digitais”.

Uma das principais atividades do dia foi a abertura da “Cápsula do Tempo”, instalada há 25 anos no jardim que ladeia a rampa de acesso ao prédio principal. No dispositivo, foram depositados vários documentos da época, bem como fotos e materiais da Cetesb, a serem retirados justamente na celebração do Jubileu de Ouro.

Retirados pela Biblioteca, também responsável pelo Centro de Memória, os materiais compostos de fotos, crachás, documentos e publicações da agência ambiental, principalmente do ano de 1993, foram expostos no hall de entrada de um dos edifícios.

“Você faz a opção, quando tem oportunidade, de ser servidor público, em uma empresa pública. Aqueles que estiveram no fechamento da Cápsula do Tempo, há 25 anos, talvez não imaginassem que estariam aqui hoje. Vocês escreveram um capítulo importante da história ambiental no mundo”, ressaltou o governador Márcio França.

Colaboradores

O secretário Eduardo Trani elogiou o trabalho desenvolvido pelos colaboradores da Cetesb. “Parabéns a todos os mais de 7.500 colaboradores que a companhia teve ao longo destes 50 anos”, celebrou.

Ainda na cerimônia, o coral da Cetesb entoou músicas da época da formação da companhia, entre 1968 e 1973, como “Sá Marina”, de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo, e “Orgulho de Sambista”, de Gilson de Souza. “Iniciamos com 18 cantores. Hoje, somos 30. Aproveito para agradecer quem apoia o nosso sonho”, declarou o maestro Gualtieri Beloni Filho.

Além disso, a palestra do professor José Goldemberg explicou os motivos da criação da Cetesb. O docente ressaltou que a companhia foi criada como uma empresa moderna, que seguia padrões de controle de poluição usados nos países desenvolvidos. “A Cetesb é um órgão especial que multa e fiscaliza, mas que deve educar e informar sobre o que existe de novo em tecnologia,” concluiu.

O diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos, ressaltou que a companhia iniciou as atividades com 15 funcionários, porém atualmente tem 1.936 colaboradores. “Sem medo de errar, digo que a empresa é um dos orgulhos da população paulista”, afirmou.