CESP usará chip para monitorar peixes no rio Paraná

Técnica é inédita no Brasil e equipe será treinada por especialista

qui, 01/11/2007 - 4h37 | Do Portal do Governo

Americano dias 5 e 6Pela primeira vez no Brasil será usada a técnica de se colocar transponders eletromagnéticos em peixes para estudos. Esses transponders, também conhecidos como tags, são do tamanho de um grão de arroz e irão permitir identificar com maior eficácia dados sobre a migração de diversas espécies do rio Paraná. A pesquisa será feita na região da Usina Hidrelétrica Porto Primavera, construída pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A nova técnica deve também fornecer dados que possibilitem conhecer o grau de efetividade da transposição na escada para peixes instalada naquela usina.

O estudo está sendo desenvolvido pela CESP em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Um curso especial sobre Monitoramento e estudo da migração de peixes será realizado dias 5 e 6, das 8 h às 18 horas, no distrito de Primavera, município de Rosana (SP). O instrutor será o pesquisador norte-americano Theodore Castro-Santos, que é ecólogo do Centro de Pesquisas em Peixes Anádromos, de Connecticut (EUA).

O curso tem como público-alvo, além dos técnicos da CESP, pesquisadores brasileiros e estrangeiros de instituições científicas e de ensino e concessionárias do setor energético. Haverá um módulo teórico, dia 5, no auditório do Centro de Produção de Mudas da CESP, e uma parte prática, dia 6, na escada para peixes da Usina Porto Primavera.

Pauta: Curso sobre monitoramento e estudo da migração de peixes, com treinamento para colocação de transponders em peixes

Quem: CESP – Companhia Energética de São Paulo e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste)

Onde: Instalações da CESP no distrito de Primavera, município de Rosana (SP)

Quando: dias 5 e 6 de novembro, das 8 h às 18 horas; as imagens melhores para a imprensa podem ser obtidas dia 6, no treinamento prático

Contatos: no local, com Camila Muniz (11-9800.9442) e Jonas Aguilar (11-9930.3663), e, na Assessoria de Imprensa da CESP (11-5613.3566, 3559 e 3858), com Bia Ferreira, Sonia Matias e Maria Cláudia Flesch Fortes.

Da Cesp

(I.P.)