Centros de Integração da Cidadania promovem atividades do “Sabadania”

Unidades de Campinas, no interior paulista, e do Grajaú, na capital, somaram cerca de 3.500 atendimentos em um dia

qui, 24/05/2018 - 11h12 | Do Portal do Governo

Duas unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) realizaram mais uma edição do projeto “Sabadania”: Grajaú e Campinas. A ação foi alusiva ao 4º aniversário do posto no Grajaú, na capital paulista, e ao 12º das instalações na cidade do interior do Estado. O evento promoveu atividades e serviços gratuitos que possibilitassem melhoria na qualidade de vida da comunidade, por meio do incentivo à integração e inclusão social.

Na unidade Campinas, foram contabilizados 2.837 atendimentos no último sábado (19). Os serviços mais procurados foram vacinação contra a gripe e corte de cabelo. Os organizadores também ofereceram serviços de emissão de documentos, como 1ª via de carteira de identidade para menores de 18 anos; 2ª via certidão de nascimento, casamento e óbito; 2ª via de CPF; 1ª e 2ª de carteira profissional.

As recreações infantis (escultura de bexigas e pintura em rosto), cama elástica e distribuição de lanches movimentaram os jovens. Os participantes puderam assistir a apresentações de circo, de jiu-jitsu e do canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

“O evento foi um sucesso. Além de um dia de prestação de serviços, para muitos, foi um dia de lazer, alegria e convivência familiar”, avalia a diretora do CIC Campinas, Regina Espogino. O projeto contou com apoio de diversos órgãos, como o Centro Público de Atenção ao Trabalhador (CIP), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Acessa São Paulo; Procon e Ensino Social Profissionalizante (Espro).

Grajaú

Na unidade Grajaú, foram realizados 712 atendimentos. Os serviços mais procurados foram orientações ao consumidor, por meio do Procon, bem como 2ª via certidões (nascimento, casamento e óbito), corte de cabelo e esmaltação de unhas.

Os visitantes puderam verificar a pressão arterial, fazer massagem corporal e participar de orientações sobre a importância do exame da mamografia. Entre as atrações infantis, o destaque foi para a cama elástica, distribuição de lanches e algodão doce.

De acordo com diretora do CIC Grajaú, Patrícia Cuofono Fernandes, a promoção da cidadania é extremamente importante para os beneficiados. “as atividades foram muito satisfatórias. Cidadãos que não conheciam o CIC compareceram e souberam que podem utilizar nossos serviços”, explica.

A Defensoria Pública realizou atendimentos e orientou sobre direitos dos participantes. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) emitiu 1ª e 2ª via da carteira de trabalho e realizou cadastro para o programa Jovem Cidadão. A Sabesp e a Eletropaulo emitiram segunda via de contas, enquanto o CRAS efetuou o cadastro das famílias em programas sociais.

Unidades

Vale destacar que o CIC é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, que conta com as seguintes unidades: Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente. Os postos de atendimento estão situados preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social.

Nos locais, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à Justiça gratuita, por meio da Defensoria Pública.